|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20949
|
Title: | Ensino assistido por computador: construçaõ de um simulador de gestão de projectos |
Authors: | Nascimento, João António Marujo do |
Advisors: | Silva, Paulo Resende da Samartinho, João |
Keywords: | Engenharia de software Gestão de projectos Ensino assistido por computador Software engineering Project management Computer-based learning |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As competências em Gestão de Projectos tornaram-se uma componente importante na realização de projectos, independentemente do domínio. A prova disso é que este assunto tem vindo a ser incluído em unidades curriculares de cursos de níveis superiores de ensino, ou até mesmo em cursos específicos. Muitas das instituições de ensino independentemente do seu cariz, baseiam o processo de ensino/aprendizagem em métodos expositivos. Sendo certo que o fazem com recurso a bibliografia de qualidade, não possibilitam aos formandos um nível de experiência em situações próximas da realidade, que lhes permita sentirem-se à vontade ao assumir essas funções no final da sua formação. A simulação pode dar alguma ajuda, servindo de elo entre a teoria transmitida e a realidade de um projecto. A simulação permitirá a aplicação sistemática das competências adquiridas, em situações reais, melhorando assim as competências de gestão. O presente trabalho apresenta todo o ciclo de desenvolvimento de um Software - plataforma baseada em Internet -, cujo objectivo é permitir a realização de exercícios de simulação da componente de gestão, no trabalho envolvido em projectos, independentemente da área de actividade em que se desenvolvem. - ABSTRACT: The skills in Project management have become an important content in Project performance, whatever the domain. As such, this subject has been included in the curricula of courses of higher education, or even in special courses about the matter. Many education institutions, no matter its profile, base the process of teaching/learning on methods that privilege the traditional classes. Even though they do it based on quality bibliographies, they do not provide students with level of experience in situations close to reality that allows them to feel at ease to perform those functions at the end of their training. The simulation will allow the systematic use of knowledge on real situations, improving the management skills. The present document shows all the development cycle of a software based on the Internet whose purpose is to permit the accomplishment of exercises of simulation of the management content, in the work involved in projects, no matter the area in which they are developed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20949 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|