Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20882

Title: Anelídeos poliquetas como isco vivo: caracterização da actividade de apanha em ambientes salobros costeiros portugueses
Authors: Fidalgo e Costa, P
Sá, E
Alves, AS
Cabral, S
Castro, N
Picard, D
Castro, JJ
Cancela da Fonseca, L
Chainho, P
Canning-Clode, J
Pombo, AM
Costa, JL
Editors: Cancela da Fonseca, L
Garcia, AC
Pereira, SD
Rodrigues, MAC
Keywords: Sistemas salobros
Apanha de isco vivo
Gestão costeira
Recursos biológicos
Issue Date: 2016
Publisher: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Citation: Fidalgo e Costa P., Sá E., Alves A.S., Cabral S., Castro N., Picard D., Castro J.J., Cancela da Fonseca L., Chainho P., Canning-Clode J., Pombo A. & Costa J.L. Anelídeos poliquetas como isco vivo: caracterização da atividade de apanha em ambientes salobros costeiros portugueses. Pp. 32-43 In Cancela da Fonseca L., Garcia A.C., Pereira S. D., Rodrigues M.A.C. (eds.) Entre Rios e Mares: um Património de Ambientes, Histórias e Saberes. Tomo V da Rede BrasPor. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 202 pp.
Abstract: A captura de isco vivo para a pesca, efetuada em sedimentos intertidais, tem aumentado em todo o Mundo, pois face ao incremento da procura, constitui uma importante fonte de rendimento para as populações que vivem junto à costa. Macroinvertebrados, tais como, moluscos, crustáceos e anelídeos poliquetas, entre outros, são capturados em muitos sistemas estuarinos portugueses, sendo a dimensão real das capturas subestimada. Este é o caso das capturas de anelídeos poliquetas para utilização, quer como isco vivo, quer como suplemento alimentar em atividades de aquacultura. Com o intuito de estimar o esforço da apanha de isco, espécies-alvo, técnicas e ferramentas utilizadas nesta atividade e as características dos apanhadores (número, idade e género), foram escolhidos como locais de estudo os estuários do Tejo e do Sado e as Rias de Aveiro e Formosa, no âmbito do projeto “Anelídeos Poliquetas como Isco Vivo em Portugal: Gestão da Apanha, Importação e Cultivo”, financiado pelo Programa PROMAR. Os resultados obtidos nestes sistemas mostraram que: i) os apanhadores de moluscos bivalves foram claramente maioritários no Estuário do Tejo e nas Rias de Aveiro e Formosa. No Estuário do Sado, o número de apanhadores que procuravam anelídeos poliquetas para isco foi muito semelhante ao número de apanhadores que se dedicavam a outras capturas; ii) os anelídeos poliquetas foram o grupo alvo de 28,8% e 14,9% dos apanhadores no Estuário do Sado (dias úteis e não úteis, respetivamente), 10,4% na Ria de Aveiro, 2,4% na Ria Formosa e 0,5% no Estuário do Tejo (apenas em dias úteis); iii) na Ria de Aveiro, no Estuário do Tejo e na Ria Formosa, a espécie Diopatra neapolitana (“casulo”), foi o isco mais procurado, enquanto no Estuário do Sado a espécie Marphysa sanguinea (“ganso”), foi claramente dominante; iv) a captura da espécie Hediste diversicolor, vulgarmente designada por minhocada- lama, outrora preponderante, parece ser agora marginal nas capturas; v) apenas no Estuário do Sado se verificou ser relevante a captura por apanhadores do sexo feminino, principalmente durante os dias úteis. Globalmente, a baixa incidência da procura de anelídeos poliquetas como isco vivo poderá dever-se ao facto de ser mais rentável a apanha de moluscos bivalves (amêijoajaponesa, Ruditapes philippinarum) e, no caso da minhoca-dalama, à concorrência do isco importado. Além dos efeitos diretos nas populações das espécies exploradas, a apanha intertidal de anelídeos poliquetas tem fortes impactos indiretos provocados pelo pisoteio e revolvimento de grandes extensões de sedimento, influenciando de forma significativa, tanto os ciclos biogeoquímicos, como as comunidades biológicas estuarinas. Deste modo, é fundamental a implementação de uma gestão racional a uma escala nacional desta atividade, designadamente através de restrições espaciais e temporais que contribuam para a sua sustentabilidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20882
ISBN: 978-85-5676-008-1
Type: article
Appears in Collections:BIO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capitulo 2_Mac.pdf709.97 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois