Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20857

Title: Contributos da formação inicial no desempenho dos docentes de educação musical : um estudo de caso múltiplo
Authors: Ventura, Maria da Conceição Catela
Advisors: Neto, António
Keywords: Educação musical
Formação inicial de professores
Currículo
Prática pedagógica
Desempenho docente
Music education
Initial teacher training
Curriculum
Pedagogical practice
Teaching performance
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo, inserido no tema da educação musical, teve como principais objectivos de investigação conhecer as percepções de professores de educação musical do ensino básico sobre a sua formação inicial, analisar o impacto que, no seu entender, a prática pedagógica poderá ter tido no seu actual desempenho docente e conhecer a forma como os mesmos professores avaliavam a adequação global do curso às reais necessidades de um professor de educação musical. Como alvo nuclear do estudo foram em concreto seleccionados, por razões de conveniência, o curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Setúbal e o curso de Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical, da Escola Superior de Educação de Lisboa, de acordo com os planos de estudo em vigor antes das mudanças introduzidas pelo regime jurídico da habilitação profissional para a docência. Para além da análise documental daqueles planos de estudo e dos programas de algumas disciplinas fundamentais, foram ainda entrevistados três professores que realizaram a sua formação de base em cada um dos cursos em referência, num total de seis entrevistados. No estudo, de natureza tendencialmente descritiva e interpretativa, foi adoptada uma modalidade de pesquisa inspirada no estudo de caso, tendo por base a realização de entrevistas semi-estruturadas aos seis docentes antes referidos, bem como a análise circunstanciada dos planos de estudo e dos programas de um conjunto de disciplinas previamente seleccionadas e categorizadas. Todo este corpus de dados foi, posteriormente, submetido a adequada análise de conteúdo e análise estatística. Foi possível encontrar nos discursos dos professores alguns traços característicos de preocupações com a transmissão de conhecimentos a nível pedagógico, fruto de um desajustamento entre a imagem da escola concebida durante os primeiros anos da formação inicial e a realidade. - ABSTRACT: This study, related to the subject of music education, had as main objectives of research to ascertain the perceptions of teachers of music education on their initial training, analyse the impact that, in their view, pedagogical practice may have had in their current teaching performance and learn how the same teachers evaluated the overall adequacy of the current real needs of a teacher of music education. As nuclear target of this study was specifically selected, for reasons of convenience, the course of Teachers of Music Education of Basic Education in the Superior School of Education in Setúbal and the course of Teachers of Basic Education, variant of Music Education, in the Superior School of Education in Lisbon, per the study plans in force before the changes introduced by the new legal regime of the professional qualification for teaching. Besides the documental analysis of those study plans and of the curriculum of some fundamental subjects, were also interviewed three teachers held their basic training in each of the courses in question, in a total of six interviewers. ln this study, of nature tend to be descriptive and interpretive, was adopted a mode of research inspired by the case study, based on semi-structured interviews to the six teachers above referred, as well as a detailed analysis of the study plans and curriculum consulting of a group of subjects previously selected and categorized. All of those informations were then submitted to an appropriate content, documental and statistic analysis. It was possible to find in the speeches of the teachers some traits of concerns with the transmission of knowledge at a pedagogical level, consequence of a mismatch between the image of the school conceived during the early years of training and reality.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20857
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria da Conceição Catela Ventura - Tese de Mestrado - 185 770.pdf10.15 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois