Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20758

Title: Da subjectividade ao processo de ensino e aprendizagem: uma leitura avaliativa de natureza psicopedagógica acerca do desenvolvimento educacional
Authors: Vieira, Liege de Morhy
Advisors: Bonito, Jorge
Keywords: Construção
Conhecimento
Subjetividade
Ensino-aprendizagem
Construction
Knowledge
Subjevtivity
Education
Teaching-learning
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta investigação refere-se a um estudo de caso desenvolvido no âmbito da metodologia quantitativa e qualitativa de pesquisa educacional. Tem por objetivo identificar o posicionamento de professores e alunos, referente às concepções que possuem sobre a construção do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem, na turma de 5.ª série, de uma escola estadual de ensino fundamental, situada na região metropolitana de Belém, Pará, Brasil. A pesquisa realiza uma análise fenomenológica da interação educacional estabelecida nesse contexto, sob a ótica dos preceitos psicopedagógicos do fenômeno educativo, e questiona como docentes e discentes exprimem sua subjetividade em seus posicionamentos, no processo de construção do conhecimento em sala de aula, considerando ser a subjetividade uma expressão do comportamento humano que dá contorno às interações estabelecidas na realidade sócio-histórica. A análise dos dados faz alusão à investigação dos conteúdos semânticos presentes na comunicação expressa de professores e alunos, encetando desvelar as concepções individuais e coletivas dos sujeitos, mediante o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos possibilitaram evidenciar que a singularidade da construção do conhecimento em sala de aula está relacionada aos posicionamentos subjetivos dos sujeitos envolvidos, com relação às percepções que embasam suas concepções de ensino e de aprendizagem, ao mesmo tempo em que permitiu constatar que o desafio da ação pedagógica envolve questões que vão além do âmbito macro-estrutural, político- administrativo, curricular, mesclam-se à complexidade dos sujeitos em suas múltiplas dimensões, e corroboram à notoriedade da educação no mundo simbolizado da cultura. ABSTRACT: This investigation relates to a case study developed within the framework of quantitative and qualitative methodology of educational research. It aims to identify the placement of teachers and students, referring to their views about the construction of knowledge in the teaching and learning process in a fifth grade class. This class belongs to the State School of Basic Education "Professora Anesia" located in Belém, Pará, Brazil. The research performs a phenomenological analysis of educational interaction established in this context, in light of the precepts of psycho-educational phenomenon and asks how teachers and students express their subjectivity in their positions in the process of knowledge contruction, in the classroom, considering the subjective as an expression of human behavior that gives shape to the interactions established in the socio-historical reality. Data analysis refers to a research of semantic contents present in teachers' and students' communication in the research process, engaging to uncover the individual and collective conceptions of subject through the process of teaching and learning. The results show that the possible uniqueness of the construction of knowledge in the classroom is related to the subjective positioning of the subjects involved, regarding the perceptions that underlie their conceptions of teaching and learning while revealing that the challenge of pedagogical action contains issues that go beyond the macro-structural, administrative, policy, curriculum sphere, and mingle with the complexity of the individual in its multiple dimensions, confirming the reputation of education in the world of symbolized culture.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20758
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Liege de Morhy Vieira - Tese de Mestrado - 185 721.pdf9.24 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois