|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20052
|
Title: | Justificação, Responsabilidade e Justiça: Os dilemas e as controvérsias da sustentação da crítica na deontologia docente |
Authors: | Beirante, David Braga, Domingos Afonso Silva, Carlos Alberto |
Editors: | CICS.NOVA.UÉvora, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora |
Keywords: | responsabilidade justiça deontologia docente |
Issue Date: | Nov-2016 |
Publisher: | CICS.NOVA.UÉvora - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora |
Citation: | Beirante, D., Braga, D., Silva, C. (2016). Justificação, Responsabilidade e Justiça: Os dilemas e as controvérsias da sustentação da crítica na deontologia docente. Desenvolvimento e Sociedade. Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais, 1, 31-39. ISSN: 2183-9220 |
Abstract: | Um dos mais prementes dilemas que os professores da escola pública enfrentam nos seus quotidianos profissionais consiste no facto de que o paradigma deontológico do direito e da justiça, que regula o seu mandato profissional e no qual alicerçam a sua crítica e justificação, não respeitar a sua experiência mais profunda enquanto profissionais de ensino. Por hipótese, e segundo Pedro d’Orey da Cunha (1994), o paradigma que mais respeita a experiência dos professores, e que mais o dignifica é, em contraposição ao paradigma da justiça, o paradigma da responsabilidade. Com efeito, um profundo senso de responsabilidade perante o aluno parece nortear a ação docente nas escolas, numa “relação de envolvimento” (Levinas, 2000). Agir segundo uma lógica de responsabilidade pode aconselhar, no limite, e em momentos pontuais de exceção, a transgredir normas e programas formalmente instituídos, quando o bem educativo assim o exige. É, portanto, a resposta ao apelo do aluno que toma precedência sobre a obediência cega a uma imposição da lei a que está obrigado por estatutos ou contratos.
O mundo cívico ou o mundo doméstico, comportam nesta exceção um instrumento de ruptura com o mundo industrial, ou noutros termos, as lógicas da colaboração e de proximidade entram em conflito com a lógica da performance e da eficácia. É neste sentido que os regimes de justificação mobilizados pelos professores em justificações múltiplas e gramáticas plurais, denunciam graves contradições entre os paradigmas da responsabilidade e da justiça. É com base na constatação deste "paradoxo deontológico" que se pretende, à luz da sociologia pragmática de Luc Boltanski e Laurent Thévenot, problematizar o conceito de justiça e de responsabilidade nos mandatos profissionais dos professores, e lançar uma reflexão sobre os efeitos das mudanças políticas na deontologia docente e ação educativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20052 |
ISSN: | 2183-9220 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|