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http://hdl.handle.net/10174/19947
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Title: | Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar e em 1.º ciclo do ensino básico: organização de ambientes educativos promotores da educação em ciências naturais |
Authors: | Monge, Beatriz Carrasco |
Advisors: | Costa, Maria da Conceição Ferreira Monteiro Leal da |
Keywords: | Prática de ensino supervisionada Aprendizagens profissionais Investigação-ação Ambientes educativos Ensino das ciências Naturais Supervised teaching practice Professional learnings Educative spaces Research-action Educational environments Natural Sciences teaching |
Issue Date: | 30-Nov-2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório, elaborado no âmbito Prática de Ensino Supervisionada
em Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico dá a conhecer os processos de
aprendizagem imanentes à prática desenvolvida em contexto. Em Educação Pré-
Escolar elaborei um memorial de formação que permitiu refletir sobre as experiências
vividas no estágio, possibilitando a aquisição de conhecimentos e aprendizagens
profissionais. No 1º Ciclo do Ensino Básico o estágio também assumiu uma perspetiva
reflexiva que me permitiu aprender a profissão, mas a dinâmica do trabalho com as
crianças possibilitou, igualmente, a realização de um projeto alinhado com a
investigação-ação. Os contextos foram diferenciados pela sua especificidade, quer
pela situação geográfica e cultural das instituições, quer pelo nível de ensino em que
se desenvolveram. A prática educativa em 1º Ciclo do Ensino Básico ocorreu na
escola EB/JI Galopim de Carvalho em Évora, já a prática em Pré-Escolar ocorreu no
Núcleo de Educação Infantil Colônia Z-11, na cidade de Florianópolis no Brasil.
No que respeita à dimensão investigativa, dediquei especial atenção à
“Organização de Ambientes Educativos Promotores da Educação em Ciências
Naturais”, com vista a compreender como é que aprender ciências pode contribuir
para a literacia científica das crianças tendo em vista o exercício de uma cidadania
informada. Para tal as crianças envolveram-se ativamente no processo de construção
do seu próprio conhecimento.
Recorri a autores que me deram contributos para conceber, planear e
fundamentar as práticas, quer do ponto de vista pedagógico quer do ponto de vista
dos conteúdos curriculares. Para a recolha e tratamento da informação, atendi aos
contextos onde o trabalho se realizou, bem como às observações dos diversos
intervenientes na supervisão dos estágios, a planificações e reflexões semanais que
fui elaborando e me permitiram concretizar uma análise imprescindível para as
aprendizagens concretizadas e apresentadas no presente Relatório; REPORT OF SUPERVISED TEACHING PRACTICE IN PRE-SCHOOL EDUCATION AND
THE 1ST CYCLE OF PRIMARY EDUCATION: ORGANIZATION OF EDUCATIONAL
ENVIRONMENTS PROMOTERS OF EDUCATION IN NATURAL SCIENCES
Abstract:
The present report, elaborated in the scope of the Practice of Supervised
Teaching in Pre-School and in the Primary Education, makes to known the learning
processes inherent to the practice developed in context. In Pre-School Education, I
created a training memorial that allowed me to reflect on the experiences I had live in
the internship, making possible the acquisition of professional’s knowledges and
learnings.
In Primary School the internship also assumed a reflexive perspective which
allowed me to learn the profession, but the dynamic of the work with the children
allowed me to, equally, the realization of a project lined up with the action-research.
The contexts where differentiated by their specificity, by the institutions geographic
location, by the cultural situation and by the learning level where they were developed.
The educational practice in Primary School occurred in the school EB/JI Galopim de
Carvalho in Évora and the Pre-School practice occurred in Núcleo de Educação Infantil
Colônia Z-11, in Brazil in the city of Florianopolis. In the matter of the investigative
dimension, I dedicated special attention to the “Organization of Educative
Environments Promoters of Natural Sciences Education”, to understand how learning
sciences can contribute to scientifically literacy of the children, having in view the
exercise of an informed citizenship. For this the children involved actively in the
process of building their own knowledge.
I resorted to authors who give me contributes to conceive, to plan and to
fundament the practices, both from the pedagogical point of view and from the
curricular contents point of view. To the collect and treat of data, I attend to the
contexts where the work were realized, to the observations of the diverse actors in the
internship supervision, to the daily plans and weekly reflections which I had been
elaborating and which allowed me to concretize an indispensable analysis to the
learnings achieve and presented in the present report. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/19947 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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