|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/19945
|
Title: | Elites e educação: itinerários escolares e percursos profissionais. Alentejo, séculos XIX e XX |
Authors: | Gameiro, Fernando Luís |
Advisors: | Fonseca, Helder Adegar Teixeira Dias da |
Keywords: | História social História da educação História urbana Estratificação social Elites Ocupações Social history History of education Urban history Social stratification Occupations |
Issue Date: | 7-Oct-2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A tese examina a relação entre as elites e a educação em Portugal durante
a Monarquia Constitucional e na Iª República.
Em primeiro lugar caracteriza o quadro europeu no qual emergiram os
modernos sistemas de ensino, focando-se depois na análise dos processos de
segmentação que separaram o ensino clássico do ensino técnico, passando em
revista a literatura sobre o reformismo educativo português.
Em segundo, analisa o processo de segmentação na cidade de Évora,
capital de uma região caracterizada pela prática de uma agricultura
essencialmente extensiva e comercial, na qual estavam implantadas as
instituições de ensino que constituem o objeto de estudo: o Liceu e a Escola
Industrial.
Em terceiro, procede à caracterização dos espaços escolares; em quarto
estuda as condutas públicas dos agentes educativos, em particular dos reitores e
dos professores, colocando em destaque a sua intervenção pública; em quinto,
caracteriza a procura a que foram sujeitos os vários institutos de ensino
estudados: a ênfase foi colocada na mobilidade geográfica aferida a partir da
naturalidade dos alunos e da residência dos pais; em sexto, foi efetuada a análise
da extração social dos alunos e o perfil ocupacional dos pais.
Finalmente, em último lugar, foram reconstituídos os percursos
académicos e profissionais dos alunos liceais no arco cronológico antes
enunciado; Elites and Education.School itineraries and career paths.Alentejo, 19th
and 20th centuries.
Abstract:
The thesis examines the relation between elites and education in Portugal,
during the Constitutional Monarchy and the First Republic.
Firstly, it characterises the European context in which modern teaching
systems emerged and it focuses on the analysis of the processes of segmentation
that separate classic and technical teaching. It reviews literature on Portuguese
educational reformism, centred on classic and technical teaching.
Secondly, it analyses the process of segmentation in Évora, capital of a
region that is characterised by agriculture, which is essentially extensive and
commercial, home to the education institutions our study focuses on: the Liceu
and the Industrial School.
Thirdly, school facilities are characterised; then, public behaviour of
educators, namely that of headmasters and teachers, highlighting their public
intervention; it characterises the demand in these institutions - the emphasis is
placed on geographic mobility, considering students' birthplace and their parents'
residence; a study on students' backgrounds and parents' occupational profiles is
carried out.
Eventually, the academic and professional itineraries of Liceu students' are
reconstituted, within the formerly described chronological arch. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/19945 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|