Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/19841

Title: Instituições de Ensino Superior e movimentos migratórios em Portugal: uma aplicação do método fuzzy
Authors: Rego, Conceição
Dionísio, Andreia
Ramos, Isabel Joaquina
Lucas, Maria Raquel
Baltazar, Maria da Saudade
Keywords: Modelos fuzzy set
Desenvolvimento Territorial
Instituições de Ensino Superior
Migrações Internas
Issue Date: Nov-2016
Publisher: Associação FORGES
Citation: Rego, C., Dionísio, A., Ramos, I. J., Lucas, M. R., & Baltazar, M. S. (2016). Instituições de Ensino Superior e movimentos migratórios em Portugal: uma aplicação do método fuzzy. In Actas 6ª Conferência FORGES - Para que(m) servem as Universidades e os Institutos de Ensino Superior? Balanços, proposições e desafios acerca do seu papel no séc. XXI, 28-30 Novembro. Campinas: Universidade Estadual de Campinas
Abstract: As Instituições de Ensino Superior (IES) localizam-se ao longo de todo o território português, em cidades de dimensão distinta mas sempre âncoras dos territórios envolventes. Um dos efeitos mais imediatos, entre os “efeitos de procura”, relaciona-se com a dimensão populacional das cidades onde as IES estão instaladas. Logo que todos os agentes diretamente envolvidos com a IES chegam à (permanecem na) cidade – funcionários docentes e não docentes e estudantes – provocam efeitos vários, quer pela dimensão demográfica (quer em termos de volume quer de estrutura) quer pelos efeitos multiplicadores na atividade económica. O enquadramento teórico deste estudo prende-se com duas teorias fundamentais: os estudos acerca dos impactes das IES e a teoria das migrações jovens. Esta investigação visa estudar a existência de correlações entre as cidades que acolhem as IES, estas instituições e os movimentos migratórios ao longo do país. As questões de investigação são as seguintes: a dimensão das IES está relacionada com a dimensão da cidade onde está instalada e a capacidade de atração de ambas é proporcional? Podem as IES servir para inverter os fluxos migratórios que se verificam com destino às cidades onde existem IES? Os objectivos do trabalho são: - relacionar a dimensão das IES com as cidades de acolhimento, bem como os respectivos níveis de atração; - estudar os fluxos migratórios, destacando os jovens do conjunto do total da população que se desloca para as cidades / concelhos onde existem IES. Utilizar-se-ão dados relativos i) aos estabelecimentos da rede pública, universitária e politécnica; ii) às migrações internas em Portugal por grupos de idades e, iii) caracterização das cidades de acolhimento das IES. Os dados serão analisados com métodos de estatística descritiva, multivariada e com a metodologia fuzzy que visa conhecer as condições necessárias e/ou suficientes da atratividade das cidades relativamente aos fluxos migratórios jovens.
URI: http://hdl.handle.net/10174/19841
ISBN: 978-989-97890-5-0
Type: article
Appears in Collections:PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rego_Conceição_et_all_Instituições de Ensino Superior e movimentos migratórios em Portugal- uma aplicação do método fuzzy_FORGES2016_final.pdf720.81 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois