Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/19174

Title: Desenvolvimento do potencial em crianças em idade pré-escolar em meio urbano/meio rural: Um estudo exploratório nos Concelhos de Évora e Viana do Alentejo
Authors: Monteiro, Luísa Isabel Martins Rodrigues
Advisors: Candeias, Adelinda Araújo
Keywords: Educação pré-escolar
Avaliação das inteligências múltiplas
Desenvolvimento potencial
Actividades extracurriculares
Meio urbano/meio rural
Pre-school education
Multiple inteligences assessment
Potential development
Extracurricular activities
Urban/rural environment
Issue Date: Dec-2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A educação pré-escolar assume um papel fundamental no desenvolvimento das crianças que se quer cada vez mais abrangente e transversal. O nosso estudo tem como objectivo compreender se o desenvolvimento do potencial das crianças em idade pré-escolar está associado à frequência de actividades extracurriculares e ao meio onde residem. Realizou-se com uma amostra de 46 crianças, em dois Jardins de Infância, um de meio urbano e outro rural, nos concelhos de Évora e Viana do Alentejo. Utilizámos os instrumentos de avaliação do Modelo de Spectrum (Krechevsky 2001). A análise de resultados demonstrou que a população urbana apresentou um desenvolvimento do potencial superior à população rural em quase todas as actividades. A concluir destacamos as implicações deste estudo para a educação pré-escolar, nomeadamente no que se refere à sua organização e avaliação. ABSTRACT: The pre-school education plays a key role in the development of children needing to be more comprehensive and cross. Our study aims to understand if the potential development of children in preschool is associated with the frequency of extracurricular activities and the environment in which they reside. Conducted with a sample of 46 children in two kindergartens, one urban and another one rural, in the districts of Évora, Viana do Alentejo. We used the assessment tools of the Spectrum Model (Krechevsky 2001). The analysis results showed that the urban population had a higher potential development of the rural population in almost all activities. Finally, we highlight the implications of this study for pre-school education, particularly as regards their organization and evaluation.
URI: http://hdl.handle.net/10174/19174
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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