Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18906

Title: Alunização no ensino universitário: aprender a ser aluno
Authors: Nico, Bravo
Editors: Pires, José
Morgado, Margarida
Keywords: Currículo
Processo de alunização
Ensino Superior
Integração e Adaptação
Issue Date: 1997
Abstract: A entrada na Universidade é um fenómeno que só pode ser comparado à entrada na escola. Tudo é uma novidade. A ausência de modelos é quase absoluta. Não se conhecem a instituição, os professores, os colegas, as rotinas, as normas, a organização e sistema curricular, a linguagem, as formas de tratamento formal. Por outro lado, existe uma quase total inexistência de métodos de estudo adequados aos novos processos de ensino docente e uma limitativa incapacidade em gerir o tempo disponível. Não se conhecem as balizas que enquadrarão o futuro comportamento, não são imediatamente percetíveis aos contornos do novo poder docente, não se sabe até onde se poderá, eventualmente, ir. Uma realidade demasiado incógnita, que se poderá revelar ingrata e até mesmo frustrante, se a ela o aluno não se adaptar convenientemente.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18906
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
BN.C.11.pdf943.51 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois