Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18432
|
Title: | Ensino e formação, lazer e informação: práticas nas bibliotecas de estabelecimentos prisionais em Portugal |
Authors: | Serrano, Fernanda Maria Cunha Ferreira |
Advisors: | Calixto, José António |
Keywords: | Bibliotecas de estabelecimentos prisionais Práticas nas bibliotecas de estabelecimentos prisionais Prison libraries Prison libraries practices |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nesta investigação propõe-se a análise das práticas das bibliotecas de estabelecimentos prisionais, em Portugal, na actualidade, através das perspectivas dos responsáveis pelas mesmas e de directores dos estabelecimentos prisionais. A investigação foi realizada em 6 estabelecimentos prisionais localizados de Norte a Sul de Portugal, seleccionados a partir de um questionário exploratório. Foi aplicada a metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através da realização de 8 entrevistas, da observação e da análise de fontes. Os resultados sugerem 1) a presença de constrangimentos que condicionam o desenvolvimento dos serviços, entre os quais, a inexistência de normas nacionais e a ausência de profissionalização; 2) que os entrevistados consideram a biblioteca essencialmente como um centro de apoio ao lazer e ao ensino, assumindo uma perspectiva de espaço cultural no interior do estabelecimento. São apontadas algumas recomendações para a necessária qualificação e profissionalização das bibliotecas em estabelecimentos prisionais bem como a sugestão de alguns temas para futuras investigações. ABSTRACT; This research analyses the Portuguesa prison libraries in its daily actual practices, through the perspectives of their responsible as well as prison establishments' administration. The research took place in 6 prison establishments from north to south selected through an exploratory questionnaire. A qualitative methodology was applied and data were collect through 8 interviews, observation and document analysis. The results suggest 1) the presence of several constraints that interfere in services development, such as, the lack of national standards and the need of professionalization; 2) that the interviewed considered the library mainly as a centre to support leisure and education, assuming a perspective of cultural space inside the prison. Some suggestions are made regarding the need of qualification and professionalization of the Portuguesa prison libraries as well some topics for future research. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18432 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|