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http://hdl.handle.net/10174/18419
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Title: | Gonçalo M. Tavares: os pontos no mapa e a desrazão do mundo |
Authors: | Santos, Maria da Graça Ribeiro da Mata dos |
Advisors: | Santos, Maria Cristina Firmino |
Keywords: | Gonçalo M. Tavares Séries Criação Tempo Espaço Personagens Morte Gonçalo M. Tavares Series Criation Time Space Characters Death |
Issue Date: | 3-Mar-2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O projeto literário de Gonçalo M. Tavares apresenta-se como uma cartografia
performativa em que as Séries demarcam territórios de implementação do pensamento
por sua vez materializados nos Cadernos. O propósito do estudo é a análise desse
espaço literário, primeiramente, na sua totalidade, num segundo tempo, da Série O
Reino e, por último, destacar-se-á o quarto romance da tetralogia, Aprender a Rezar
na Era da Técnica. Do fragmento ao romance, passando pela poesia, a epopeia a
micro-narrativa e o ensaio, desta escrita ressalva-se a heterogeneidade e hibridez dos
registos como marcas distintivas do autor, por isso damos conta da inespecificidade
das formas e da aproximação a uma performance da escrita. Os romances, objeto
principal da tese, veiculam um discurso de reiteração temática com acento na premissa
contemporânea da legibilidade do mal e na racionalidade cujo modelo pós-Auschwitz
se pretende questionar. As personagens, na sua caracterização e nas relações com o
outro, servem o estrangulamento que esse tempo histórico e o espaço claustrofóbico
de uma cidade como cenário transversal delimitam, confrontando-se, a todo o
momento, com o medo da morte. Estes elementos, em conjunto com a linguagem,
também um instrumento de poder, serão considerados para a reflexão sobre a criação
literária, uma zona de compromisso ideológico e estético; ABSTRACT:
The literary project of Gonçalo M. Tavares presents itself as a performative
mapping in the Series demarcate territories of implementing the thought that, in turn,
the Notebooks materialize. The purpose of the study is the analysis of this literary
space, first, in its entirety, a second time, series The Kingdom and, lastly, will highlight
it fourth novel of the tetralogy, Learning to Pray in the Era of Technology. Fragment
of the novel, through poetry, epic micro-narrative and the test of this writing it is
emphasized the heterogeneity and hybridity of records as distinguishing the author
marks, so we realize the specificity of the forms and the approach to a performance
writing. The novels, the main object of the thesis, convey a speech thematic reiteration
accented in contemporary premise of readability of evil and rationality whose post-
Auschwitz model intended question. The characters in his characterization and
relationships with each other, serve the bottleneck that historical time and the
claustrophobic space of a city like cross scenario, delimit, clashing, at all times, with
the fear of death. These elements, together with language, also an instrument of power,
will be considered for reflection on the literary creation, a zone of ideological and
aesthetic commitment. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18419 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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