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Title: Preconceito sexual: olhares de alunos de psicologia
Authors: Silva, Valdeci Gonçalves da
Advisors: Mesquita, Isabel Maria Marques
Keywords: Preconceito sexual
Preconceito sexual moderno
Aluno de psicologia
Identidade sexual/discurso
LGBTs
Sexual prejudice
Modern sexual bias
Psychology student
Sex speech
LGBTT
Issue Date: 4-Dec-2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta pesquisa, de natureza qualitativa analítica, teve como objetivo verificar o Preconceito Sexual no universo acadêmico da psicologia de Portugal-PT e do Brasil- BR, com uma amostra de 20 estudantes. Seu referencial teórico consistiu nos conceitos de Gregory M. Herek, Michel Foucault, postulados de Sigmund Freud e outros. Foram utilizados um Questionário sociodemográfico, uma Entrevista semiestruturada e um Teste de personalidade H-T-P. Os resultados tiveram como base o método da Análise do Discurso na vertente foucaultiana. A média de idade dos alunos é de 26 anos, com estado civil, condição socioeconômica e religião, idênticos. De modo geral, não identificam discriminação nas suas faculdades, mas, sob a forma de “brincadeiras”, revelam o preconceito sutil em relação aos alunos homossexuais com “visibilidade do estigma”. Aceitam que homossexuais tenham direitos iguais a dos heterossexuais, mas alguns fazem restrições ao “casamento gay” e à adoção de criança por esse tipo de casal. Os brasileiros da faculdade privada se mostram mais satisfeitos com os conteúdos sobre sexualidade/homossexualidade, tanto na parte teórica quanto na prática, do que os alunos da universidade pública que gostariam de ter pesquisas, extensões e mais discussões em sala de aula. Os portugueses da faculdade pública quanto da particular se mostram insatisfeitos, a maioria tende para clínica psicológica, e se reconhece despreparada para atender a demanda LGBTs. Os estudantes brasileiros são menos tolerantes com psicólogo que tem preconceito sexual do que os portugueses, mas ambos consideram que esse profissional deve superar seu preconceito ou escondê-lo do paciente homossexual. Os alunos mais seguros do próprio género tendem a ser mais coerentes e tolerantes no seu discurso sobre a homossexualidade. Finalmente, os alunos, de modo geral, se mostram abertos para a aceitação da pessoa homossexual como paciente, na sua humanidade, independente da homossexualidade; SEXUAL PREJUDICE: AN INSIGHT FROM PSYCHOLOGY STUDNTS ABSTRACT: This research, based on analytical and qualitative nature, aimed to investigate the Sexual Prejudice in the academic environment of Psychology in Portugal and Brazil, by interviewing out of 20 students. Its approach was based on the concepts of Gregory M. Herek, Michel Foucault, Sigmund Freud‟s writings, among others. A sociodemographic questionnaire was used as an instrument for collecting data, and also a semi-structured interview and the H-T-P Personality Test. The results were analyzed by means of a method of Discourse Analysis (DA) based on Foucault‟s perspective. The students‟ age ranging around 26 years, and same marital, socioeconomic, and religion status. Generally speaking, these students do not identify discrimination in their college environment, but they reveal the subtle prejudice against gay students posed as a “visibility of stigma”. Students accept that homosexuals have equal rights as heterosexual individuals, however they apply restrictions such as “the gay marriage” and the child adoption by such couples. Brazilian private colleges are comfortable with the content on sexuality/homosexuality, both in theoretical and in practice, through outreach activities, the students of public universities who would like to research, extensions and discussions in class classroom. The Portuguese public colleges as well as the ones in private institutions are unhappy; the majority of the students are prone to pursue the clinical psychology, they recognize that they are unprepared to meet the LGBTT‟s demand. Brazilians are less tolerant with psychologists who are homo-phobic than Portuguese students who accept as a result of their biased social context, both consider that this professional either overcome their prejudice or conceal it from their homosexual patients. The more moderate students of same sexual gender tend to be more consistent and tolerant in their speech about homosexuality. Finally, the students are open to show the acceptance of the homosexual subject as a patient, in their humanity, regardless of homosexuality.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18368
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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