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http://hdl.handle.net/10174/18368
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Title: | Preconceito sexual: olhares de alunos de psicologia |
Authors: | Silva, Valdeci Gonçalves da |
Advisors: | Mesquita, Isabel Maria Marques |
Keywords: | Preconceito sexual Preconceito sexual moderno Aluno de psicologia Identidade sexual/discurso LGBTs Sexual prejudice Modern sexual bias Psychology student Sex speech LGBTT |
Issue Date: | 4-Dec-2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta pesquisa, de natureza qualitativa analítica, teve como objetivo verificar o
Preconceito Sexual no universo acadêmico da psicologia de Portugal-PT e do Brasil-
BR, com uma amostra de 20 estudantes. Seu referencial teórico consistiu nos conceitos
de Gregory M. Herek, Michel Foucault, postulados de Sigmund Freud e outros. Foram
utilizados um Questionário sociodemográfico, uma Entrevista semiestruturada e um
Teste de personalidade H-T-P. Os resultados tiveram como base o método da Análise do
Discurso na vertente foucaultiana. A média de idade dos alunos é de 26 anos, com
estado civil, condição socioeconômica e religião, idênticos. De modo geral, não
identificam discriminação nas suas faculdades, mas, sob a forma de “brincadeiras”,
revelam o preconceito sutil em relação aos alunos homossexuais com “visibilidade do
estigma”. Aceitam que homossexuais tenham direitos iguais a dos heterossexuais, mas
alguns fazem restrições ao “casamento gay” e à adoção de criança por esse tipo de casal.
Os brasileiros da faculdade privada se mostram mais satisfeitos com os conteúdos sobre
sexualidade/homossexualidade, tanto na parte teórica quanto na prática, do que os
alunos da universidade pública que gostariam de ter pesquisas, extensões e mais
discussões em sala de aula. Os portugueses da faculdade pública quanto da particular se
mostram insatisfeitos, a maioria tende para clínica psicológica, e se reconhece
despreparada para atender a demanda LGBTs. Os estudantes brasileiros são menos
tolerantes com psicólogo que tem preconceito sexual do que os portugueses, mas ambos
consideram que esse profissional deve superar seu preconceito ou escondê-lo do
paciente homossexual. Os alunos mais seguros do próprio género tendem a ser mais
coerentes e tolerantes no seu discurso sobre a homossexualidade. Finalmente, os alunos,
de modo geral, se mostram abertos para a aceitação da pessoa homossexual como
paciente, na sua humanidade, independente da homossexualidade; SEXUAL PREJUDICE: AN INSIGHT FROM PSYCHOLOGY STUDNTS
ABSTRACT:
This research, based on analytical and qualitative nature, aimed to investigate the Sexual
Prejudice in the academic environment of Psychology in Portugal and Brazil, by
interviewing out of 20 students. Its approach was based on the concepts of Gregory M.
Herek, Michel Foucault, Sigmund Freud‟s writings, among others. A sociodemographic
questionnaire was used as an instrument for collecting data, and also a semi-structured
interview and the H-T-P Personality Test. The results were analyzed by means of a
method of Discourse Analysis (DA) based on Foucault‟s perspective. The students‟ age
ranging around 26 years, and same marital, socioeconomic, and religion status.
Generally speaking, these students do not identify discrimination in their college
environment, but they reveal the subtle prejudice against gay students posed as a
“visibility of stigma”. Students accept that homosexuals have equal rights as
heterosexual individuals, however they apply restrictions such as “the gay marriage”
and the child adoption by such couples. Brazilian private colleges are comfortable with
the content on sexuality/homosexuality, both in theoretical and in practice, through
outreach activities, the students of public universities who would like to research,
extensions and discussions in class classroom. The Portuguese public colleges as well as
the ones in private institutions are unhappy; the majority of the students are prone to
pursue the clinical psychology, they recognize that they are unprepared to meet the
LGBTT‟s demand. Brazilians are less tolerant with psychologists who are homo-phobic
than Portuguese students who accept as a result of their biased social context, both
consider that this professional either overcome their prejudice or conceal it from their
homosexual patients. The more moderate students of same sexual gender tend to be
more consistent and tolerant in their speech about homosexuality. Finally, the students
are open to show the acceptance of the homosexual subject as a patient, in their
humanity, regardless of homosexuality. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18368 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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