Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18357
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens |
Authors: | Ameixa, Elisabete |
Advisors: | Folque, Maria Assunção Magalhães, Olga |
Keywords: | Interação Comunicação Cooperação Pares Conflito cognitivo Comunidade de aprendizagem Interaction Communication Cooperation Peers Cognitive conflict Learning community |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem efetuado ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) em pré-escolar e em 1.0 ciclo, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico. Estas foram desenvolvidas em duas instituições distintas - Centro Infantil Irene Lisboa e Escola Básica/Jardim-de-infância dos Canaviais. O tema que apresento neste relatório é o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens, como tal todos os capítulos vou ao encontro deste referindo o que cada capítulo possibilitou para a concretização de aprendizagens cooperadas. Para que tal fosse possível, tive em consideração o perfil profissional do educador de infância e do professor de 1.0 ciclo e quatro dimensões respetivas, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as Metas de Aprendizagem, e o programa de 1º Ciclo da E.B/jl dos Canaviais. Com isto, pude constatar os benefícios da aprendizagem através da cooperação; ABSTRACT: This report reflects the learning process effected in the teaching practice in Pre school and Teaching Practice in Primary School, belonging to the Masters in Pre-school Education and Teaching in Basic Education (1st cycle). These were developed in two different institutions- Centro Infantil Irene Lisboa e Escola Básica/Jardim-de-infância dos Canaviais. The theme of this report is the role of communication between children in their learning. In all chapters I try to find the theme, referring what each chapter makes possible for implementation of cooperative learning. To make this possible, I based on the professional profile for pre-school and primary teachers and its four dimensions, the Curriculum Guidelines for Preschool Education, the Learning Goals, and the program of the 1st Cycle EB IJI dos Canaviais. With this, I could see the benefits of learning through cooperation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18357 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|