Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18299

Title: Qualidade nos serviços prestados aos turistas: aplicação do modelo SERVQUAL em cidades históricas património da humanidade
Authors: Ventinhas, André Celestino Ourives
Advisors: Saraiva, Margarida
Dionísio, Andreia
Keywords: Qualidade
Turista
Centro histórico
Quality
Tourist
Historic center
Issue Date: 18-Mar-2016
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O turista segundo Marujo, Serra e Borges (2012) não passa em média mais de 2 dias na cidade de Évora. Seria importante começar por um diagnóstico que aponte caminhos concretos fazendo com que a sua experiência seja bem-sucedida, de acordo com a garantia das suas necessidades, comodidade, atratividade e animação. A aplicação do modelo de qualidade SERVQUAL, que visa estabelecer uma relação de comparação entre a qualidade esperada antes da visita e a qualidade verdadeiramente percecionada pelo turista ou visitante após realizar a sua passagem experiencial pela cidade património mundial vai ser a ferramenta adaptada ao estudo que se vai desenvolver. Com uma amostra de 531 indivíduos que visitaram o centro histórico de Évora pode-se verificar que o denominado turista cultural que vem na procura e conhecimento do património construído e monumental ou das fontes históricas imateriais é exigente e aponta lacunas para tornar o destino mais competitivo e sustentável; Abstract: Tourism services quality - Application of the SERVQUAL model in World Heritage Cities. The tourist, according to Marujo, Serra e Borges (2012), doesn´t stay on average more than two days in Évora. Would be important to begin with a diagnosis that would drive the tourist to a memorable experience, according to his needs, comfort, tourist entertainment and attractions. The application of the SERVQUAL model compares the tourist expectations, concerning the real perception, after the tourist or visitant visit the World Heritage City. This is the tool that we will adjust to the study. With a sample of 531 individuals who visited the Historic Centre of Évora, we will check that the cultural tourist who wants to see and know the human heritage and the history of the ancient civilizations is demanding and identifying gaps to become this destination more competitive and sustainable.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18299
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Anexo II.pdf44.37 kBAdobe PDFView/Open
Questionário_Português.pdf172.9 kBAdobe PDFView/Open
Questionário_Inglês.pdf170.72 kBAdobe PDFView/Open
Questionário_Francês.pdf173.11 kBAdobe PDFView/Open
Questionário_Espanhol.pdf172.25 kBAdobe PDFView/Open
Questionário_Alemão.pdf175.62 kBAdobe PDFView/Open
Folhetos_Alemão_pdf.pdf751.8 kBAdobe PDFView/Open
Folheto_Português_pdf.pdf747.09 kBAdobe PDFView/Open
Folheto_Inglês_pdf.pdf748.83 kBAdobe PDFView/Open
Folheto_Francês_pdf.pdf749 kBAdobe PDFView/Open
Folheto_Espanhol_pdf.pdf747.67 kBAdobe PDFView/Open
Folheto_Alemão_pdf.pdf751.8 kBAdobe PDFView/Open
K - Bibliografia.pdf127.44 kBAdobe PDFView/Open
J - Conclusão VI.pdf140.6 kBAdobe PDFView/Open
I - Resultados V.pdf802.43 kBAdobe PDFView/Open
H - Metodologia IV.pdf415.22 kBAdobe PDFView/Open
G - Modelo SERVQUAL III.pdf336.75 kBAdobe PDFView/Open
F - Caraterização do Turismo II.pdf512.34 kBAdobe PDFView/Open
E - Introdução I.pdf125.13 kBAdobe PDFView/Open
D - Índice.pdf179.24 kBAdobe PDFView/Open
Anexos I.pdf327.53 kBAdobe PDFView/Open
A-B-C - Folha de Rosto, Abstrat, Agradecimentos.pdf338.27 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois