|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18273
|
Title: | O funcionamento do sistema convertor e a sua influência na música escrita para acordeão: análise interpretativa de seis obras contemporâneas |
Authors: | Pescada, Gonçalo André Dias |
Advisors: | Bochmann, Christopher Consitt |
Keywords: | Acordeão Sistema convertor Baixos standard Baixos soltos Obras comtemporâneas Accordion Convertor system Standard bass Free bass Contemporary works |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O trabalho de investigação incidiu sobre o funcionamento do sistema converter e a sua influência na música escrita para acordeão, isto é, até que ponto a criação de um sistema que converte acordes pré definidos em baixos soltos veio ou não potenciar e valorizar a escrita erudita e a performance no acordeão. Foi efetuado um levantamento de dados relativos às características, ao funcionamento, às possibilidades, às vantagens e limitações do sistema converter. A parte central do trabalho envolveu a análise interpretativa de seis obras contemporâneas dos compositores Luciano Berio, Sofia Gubaidulina, Franco Donatoni, Edison Denisov, Mauricio Kagel e Magnus Lindberg e a maneira como estes compositores abordaram a possibilidade de escrever para um instrumento que já não realiza apenas baixos standard mas também baixos soltos. O sistema converter revolucionou a conceção do acordeão. Constituiu, indubitavelmente, um passo fundamental no desenvolvimento do acordeão e nas possibilidades de escrita para o instrumento; ABSTRACT: The research focused on the converter system functioning and its influence on music written for the accordion, that is, the extent to which the creation of a system that converts preset chords to free bass boosted and enhanced serious composition and performance on the accordion. A data survey was carried out on the characteristics, functioning, possibilities, advantages and limitations of the converter system. The main part of the work involved the interpretative analysis of six contemporary works of the composers Luciano Beria, Sofia Gubaidulina, Franco Donatoni, Edison Denisov, Mauricio Kagel and Magnus Lindberg and the way these composers treated the possibility of writing for an instrument that performs not only standard bass but also free bass. The converter system has revolutionized the idea of the accordion. lt was, undoubtedly, a key step in the development of the accordion and the writing possibilities for composition for the instrument. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18273 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|