Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18255

Title: A construção das aprendizagens profissionais das educadoras de infância durante os processos de supervisão em estágio
Authors: Marques, Ana Artur
Advisors: Mendonça, Maria Assunção Folque
Vasconcelos, Teresa Maria Sena de
Keywords: Supervisão pedagógica
Estágio
Formação de professores
Teoria da atividade
Aprendizagem
Estudo de caso múltiplo
Pedagogical supervision
Internship
Teacher education
Cultural historical
Activity theory
Learning
Multiple case study
Issue Date: 21-Jul-2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo, de natureza qualitativa, procura perceber como é construído o conhecimento profissional das alunas futuras educadoras de infância no último ano da sua formação, durante o processo de supervisão em estágio. Desenvolveu-se em duas Escolas Superiores de Educação e acompanhou os diversos momentos do processo de supervisão entre supervisoras, alunas e educadoras cooperantes, em cada uma das ESE. A metodologia de estudo de caso múltiplo utiliza entrevistas semiestruturadas a alunas, educadoras cooperantes, supervisoras das ESE e diretoras dos cursos bem como a observação participante nos contextos de supervisão nos jardins-de-infância e nas ESE e a análise documental dos produtos escritos das alunas e supervisoras assim como dos documentos orientadores das ESE e dos Jardins-de-Infância. A análise dos processos de supervisão e da aprendizagem profissional das alunas suporta-se na teoria da atividade ou Cultural Historical Activity Theory (CHAT) como instrumento teórico que permite compreender a complexidade da aprendizagem profissional em contexto de estágio, mobilizando também o conhecimento científico nas áreas de supervisão e formação de professores/educadores. A partir de uma descrição e caracterização dos processos de supervisão, identificam-se os instrumentos envolvidos na mediação das aprendizagens, as tarefas do estágio, as regras e a divisão do trabalho e os objetos de aprendizagem vividos pelas alunas, supervisoras e cooperantes durante o estágio. O estudo sugere que as situações de tensão durante o estágio são fator de promoção da aprendizagem profissional desde que identificadas e que o papel dos supervisores é fundamental nesse processo. Os tempos de interação dialógica entre supervisores alunos e cooperantes são fundamentais para a reconstrução do significado das atividades de natureza profissional em que as alunas se envolvem; The construction of professional learning of preschool teachers during the supervision processes in internship ABSTRACT: The present qualitative study seeks to understand how professional learning of preschool teachers is constructed throughout the supervision process in internship during the last year of their initial teacher’s training. It was developed in two polytechnics and it followed supervision moments between one supervisor and two students and between one supervisor and two dyads of students, in each Polytechnic. A multiple case-study design uses semi-structured interviews to the students, the cooperating teachers, the institutional supervisors and the course director, as well as participant observation in supervision contexts in pre-schools and in the polytechnics, and documental analysis of the written products of students and supervisors and the institutional documents. The analysis of the supervision processes and the pre-school student/teachers professional learning uses Cultural Historical Activity Theory (CHAT) as a theoretical tool, which allows understanding the complexity of professional learning in internship contexts, drawing also in research about teacher’s training and supervision processes. Based on a description and characterisation of the supervision process the study identifies the tools involved in mediation, the internship tasks its rules and division of labour and the learning objects experienced and expressed by the students, supervisors and cooperating teachers during internship. The study suggests that the situations of tension during the internship are factor to promote professional learning since identified and that the role of the supervisors is essential in this process. The dialogic interaction times between supervisors, student teacher’s and cooperating teachers are essential for the reconstruction of the meaning of the professional nature activities in which the students are involved.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18255
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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