Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18218
|
Title: | O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental |
Authors: | Coradinho, Helena Isabel Falcão |
Advisors: | Cota, Edgar Aníbal Galindo |
Keywords: | Insucesso escolar Avaliação Intervenção cognitivo-comportamental Modificação do comportamento Compreensão verbal Leitura Ortografia Matemática School failure Cognitive-behavioral intervention Behavior modification Verbal comprehension Reading Spelling Mathematics |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objetivo principal desta investigação é desenvolver procedimentos de diagnóstico e treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento para ajudar a eliminar os problemas de insucesso escolar de alunos em contexto escolar. Neste sentido foram implementados programas de treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento a três alunos do
4.0 ano de escolaridade na situação de insucesso escolar, de acordo com um design de linha de
base múltipla entre individuas. Após a intervenção foram detetados ganhos consideráveis nas competências de compreensão verbal, leitura, ortografia e Matemática em todos os alunos, os quais parecem derivar da implementação dos programas de treino. Concluindo-se assim, que uma intervenção de caráter individual baseada nas técnicas cognitivo-comportamentais pareça melhorar o desempenho escolar de alunos do ensino básico na situação de insucesso escolar; ABSTRACT: The main objective of this research is to develop diagnostic and training procedures based on behavior modification techniques to help eliminate the problems of school failure in school children. Training programs based on the behavior modification techniques have been applied to three 4th grade children with school failure problems, according to a multiple baseline across subjects design. Considerable gains in verbal skills, reading, spelling and mathematics have been observed after the intervention, which seem to be a consequence of the implementation of training programs in all children. lt is concluded that an individual intervention based on cognitivebehavioral techniques seems to improve the academic performance of elementary school children with problems of school failure. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18218 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|