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http://hdl.handle.net/10174/18199
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Title: | Repositórios institucionais e o livre acesso ao conhecimento científico: estudo comparativo |
Authors: | Ferreira, Patrícia Alexandra da Palma |
Advisors: | Quaresma, Paulo Miguel Torres Duarte |
Keywords: | Repositório institucional Acesso livre Sistemas de informação Literatura ciêntífica Publicações electrónicas Institutional repository Open access Internet Information systems Scholar literature Electronic publishing |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Aborda-se nesta dissertação as questões relacionadas com a implementação de repositórios institucionais e o Movimento de Acesso Livre nas bibliotecas das instituições do ensino superior, como estratégia para o desenvolvimento e a difusão da produção do conhecimento científico, num contexto de evolução tecnológica. Procura-se apurar e identificar o nível de constituição desses repositórios institucionais, numa análise comparativa de três realidades distintas - Inglaterra, Espanha e Portugal, verificando se essa implementação é feita com recurso a plataformas informáticas já desenvolvidas para o efeito, as quais são também sumariamente apresentadas. A utilização do acesso livre ao texto integral, como visão estratégica para a difusão da informação académica e como forma de aumentar o impacto da investigação desenvolvida, é outro dos elementos abordados neste trabalho. Por fim, é analisado um caso concreto da realidade nacional, procurando-se identificar os benefícios obtidos com a implementação do projecto Repositório da Universidade do Minho e que perspectivas se podem traçar para que outras instituições implementem as melhores práticas na gestão da informação científica produzida internamente. // ABSTRACT: ln this dissertation we have considered several questions related with the implementation of institutional repositories and the open access movement on university libraries. ln a context of continuous technological evolution, the referred implementation works as a strategy for the development and the dissemination of scientific knowledge and scholarly communication. Comparing the realities of England, Spain and Portugal, we have tried to identify the level of implementation of institutional repositories in each country. We also tried to verify if this implementation has been done by using some of the software developed for that purpose, which has also been described in a part of the study. The usage of open access as a strategy for the dissemination and promotion of scholar literature and as a form of increasing the impact of that knowledge was also pointed out in this study. ln the last part of the dissertation, we decided to analise an example of a Portuguesa university that successfully implemented an institutional repository. Our main purpose was to understand the benefits of this project and what are the lessons that can be used by other university libraries, as a way of facilitating and providing a better access to its academic information. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18199 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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