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http://hdl.handle.net/10174/18139
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Title: | Depois do ensino superior: transições para a vida adulta dos jovens europeus perante o mercado de trabalho |
Authors: | Cachapa, Filipa C. |
Advisors: | Mendes, Maria Filomena Ferreira Rego, Maria da Conceição Peixe |
Keywords: | Transição para a vida adulta Ensino superior Educação Emprego jovem Europa Transition to adulthood Higher education Education Youth employment Europe |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nas últimas décadas a sociedade assistiu a processos de mudança profunda que conduziram a novos comportamentos e a novas formas de ser e estar. Ao contrário do
que se verificou em gerações passadas, a idade cronológica é cada vez menos uma referência e importa questionar como é hoje feita pelos jovens a transição para a vida
adulta. Actualmente, o espaçamento entre o momento de terminar a frequência do
sistema de ensino (nomeadamente, o superior), arranjar um primeiro emprego e todos
os restantes acontecimentos que tradicionalmente se seguiam, torna-se maior. No
presente estudo, procuramos compreender como é que o contexto social, económico e
demográfico dos países europeus, e a frequência do ensino superior, contribuem para
‘novos’ comportamentos dos jovens na transição para a vida adulta, nomeadamente, no que diz respeito ao impacto da questão da empregabilidade. Para isso, numa análise multidisciplinar, que envolve a Sociologia, a Economia e a Demografia, e através de uma metodologia essencialmente quantitativa, procuraremos identificar indicadores que poderão compreender aquelas relações na Europa; ABSTRACT: In recent decades society has suffered deep changes that lead to new behaviours in transition to the different stages along the life course. Contrary to past generations, the
chronologic age is no longer a reference; thus, it is crucial to understand how young
people do their transition to adulthood. In the past, childhood was followed by a rapid
transition to the adulthood in which the majority of individuals, almost sequentially,
entered the labour market, left the parental home, got married and had children.
Currently, the spacing between the time to complete full education (including higher
education) and getting a first job becomes larger. In the present study, we will try to
understand how the social, economic and demographic conditions of the European
countries and the participation in higher education contribute to "new" behaviours of
young people in transition to adulthood, namely, in what concerns employability.
Following a multidisciplinary analysis, which involves Sociology, Economy and
Demography, and trough a quantitative approach we will try to identify indicators that
can describe the relationship between the social and economical background, higher
education participation and transition to adulthood in Europe. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18139 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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