Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18104
|
Title: | Avaliação Externa de Escolas, Auto-avaliação e Mecanismos de regulação. |
Authors: | Chainho, Carla Saragoça, José |
Editors: | ISPSN – Instituto Superior Politécnico Sol Nascente |
Keywords: | Avaliação externa de escolas Auto-avaliação de escolas Lógicas de acção Regulação. |
Issue Date: | May-2015 |
Publisher: | ISPSN – Instituto Superior Politécnico Sol Nascente |
Abstract: | Muito presente em diversos estudos sobre educação, o termo regulação remete-nos para a criação de normas e regras no sistema educativo que procuram, sobretudo, ajustar continuamente o sistema e o comportamento dos actores. Um dos mecanismos através dos quais a regulação das organizações escolares sucede, tendo como finalidade a sua melhoria contínua, é o conjunto diversificado de práticas que concretizam a avaliação de escolas (avaliação externa, auto-avaliação e avaliação interna). De facto, no seu conjunto, estas actividades e as suas consequências contribuem para o reajustamento das práticas escolares capazes de garantirem o equilíbrio funcional, a estabilidade das escolas e a sua mudança controlada, integrando e adequando a realidade decorrente das contingentes lógicas de acção dos diversos actores.
Com este texto pretendemos a) contribuir para um mapeamento dos tipos de regulação que nos ajudam a compreender o funcionamento das organizações escolares e b) evidenciar a sua importância no quadro da reflexão sociológica sobre a avaliação de escolas. |
URI: | http://www.ispsn.org/sites/default/files/Revista_Sol_Nascente_N_8.pdf http://hdl.handle.net/10174/18104 |
Type: | article |
Appears in Collections: | SOC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|