Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17988
|
Title: | Prospectiva e Gestão Estratégica de Escolas: um olhar sociológico. |
Authors: | Saragoça, José Fialho, Joaquim Silva, Carlos |
Editors: | Comissão Científica 1.º EISIOT |
Keywords: | prospectiva sociologia gestão estratégica escolas. |
Issue Date: | Mar-2015 |
Publisher: | APSIOT |
Abstract: | Enquadrada no campo dos Future Studies enquanto abordagem interdisciplinar que estuda as mudanças passadas e presentes e procura desenvolver a capacidade de antecipar/traçar futuros possíveis e facilitar a mobilização dos actores, a prospectiva constitui-se como uma metodologia com enorme potencial para intervenções orientadas para o desenvolvimento e a mudança das organizações.
Num momento em que as escolas são, cada vez mais, impelidas para uma gestão estratégica, a prospectiva poderá assumir-se como uma importante metodologia ao serviço dessa gestão, na medida em que pode elucidar os futuros possíveis de um sistema, ou seja, o que pode acontecer num determinado sistema (prospectiva exploratória), antecipar a evolução do enquadramento, testar as estratégias existentes e/ou definir uma nova visão estratégica condutora da acção (prospectiva estratégica).
Nesta comunicação apresentamos os fundamentos e o interesse da prospectiva, na óptica da sociologia da acção e, focados no «método dos cenários» (Godet, 1993), sublinhamos as suas potencialidades para gestão das organizações escolares. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17988 |
Type: | article |
Appears in Collections: | SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|