Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17988

Title: Prospectiva e Gestão Estratégica de Escolas: um olhar sociológico.
Authors: Saragoça, José
Fialho, Joaquim
Silva, Carlos
Editors: Comissão Científica 1.º EISIOT
Keywords: prospectiva
sociologia
gestão estratégica
escolas.
Issue Date: Mar-2015
Publisher: APSIOT
Abstract: Enquadrada no campo dos Future Studies enquanto abordagem interdisciplinar que estuda as mudanças passadas e presentes e procura desenvolver a capacidade de antecipar/traçar futuros possíveis e facilitar a mobilização dos actores, a prospectiva constitui-se como uma metodologia com enorme potencial para intervenções orientadas para o desenvolvimento e a mudança das organizações. Num momento em que as escolas são, cada vez mais, impelidas para uma gestão estratégica, a prospectiva poderá assumir-se como uma importante metodologia ao serviço dessa gestão, na medida em que pode elucidar os futuros possíveis de um sistema, ou seja, o que pode acontecer num determinado sistema (prospectiva exploratória), antecipar a evolução do enquadramento, testar as estratégias existentes e/ou definir uma nova visão estratégica condutora da acção (prospectiva estratégica). Nesta comunicação apresentamos os fundamentos e o interesse da prospectiva, na óptica da sociologia da acção e, focados no «método dos cenários» (Godet, 1993), sublinhamos as suas potencialidades para gestão das organizações escolares.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17988
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1.º EISIOT (Artigo J. Saragoça et al) - texto.pdf284.73 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois