Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17884

Title: A bioquímica e a qualidade da carne para consumo – uma aproximação experimental para alunos do 1º Ano de Medicina Veterinária.
Authors: Capela-Pires, J
Candeias, M
Alves-Pereira, I
Ferreira, R
Keywords: Colesterol
Catalase
Competências laboratoriais
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade do Minho
Citation: Capela-Pires J, Candeias M, Alves-Pereira I, Ferreira R (2015) – A bioquímica e a qualidade da carne para consumo – uma aproximação experimental para alunos do 1º Ano de Medicina Veterinária. Interações 11(39):640-652. ISSN 1646-2335.
Abstract: A oxidação de lípidos constitui a principal causa de degradação da carne, levando à perda do seu valor nutritivo. A quantidade intramuscular de agentes oxidantes é finamente regulada por agentes redutores endógenos como o ascorbato ou catalases que decrescem rapidamente durante a conversão do músculo em carne. Assim, os níveis de catalase ou o conteúdo lipídico podem ser bons indicadores da qualidade da carne. Nesse contexto, o desenvolvimento do estudo aqui descrito possibilitou aos alunos de uma turma-piloto da unidade curricular Bioquímica I do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, da Universidade de Évora, participarem ativamente no planeamento e na preparação de uma atividade laboratorial, com o objetivo de determinar marcadores nutricionais e de peroxidação lipídica da carne de Meleagris ocellata, Sus scrofa domesticus e Bos taurus. Os resultados obtidos na quantificação gravimétrica de lípidos, espetrométrica do colesterol e catalases, mobilizaram os alunos para uma aproximação bioquímica à caraterização de carnes de diferente origem animal. A avaliação das competências desenvolvidas pelos alunos, observacional e por resposta a questionários antes e após a realização das diferentes etapas da aula, revelou que estes ampliaram o seu grau de cumprimento em termos de destreza laboratorial, aquisição, leitura e interpretação de resultados, adquirindo desse modo uma aprendizagem significativa.
URI: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8765
http://hdl.handle.net/10174/17884
ISSN: 1646-2335
Type: other
Appears in Collections:QUI - Publicações de Carácter Pedagógico
MED - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
15 Capela-Pires Interações.pdf86.57 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois