Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17857

Title: Um conceito de gestão para as estações meteporológicas de Timor-Leste
Authors: Andrade, José
Keywords: Estaões meteorológicas
Rede Agrometeorológica
Issue Date: Mar-2015
Publisher: Global Climate Change Alliance -Timor-Leste
Citation: Andrade, J. 2015 – Um conceito de gestão para as estações meteorológicas de Timor Leste. Global Climate Change Alliance – Timor-Leste, Dili, 55pp.
Abstract: O funcionamento de uma rede adequada de estações meteorológicas é indispensável ao desenvolvimento sustentável de qualquer região, nação ou país. Para que um projeto de instalação de estações meteorológicas ou de rede de estações meteorológicas tenha sucesso e seja, naturalmente, sustentável a longo termo, há que geri-las de modo adequado. A concretização prática de um ‘conceito de gestão de estações meteorológicas’ implica: a) ter sempre presente o objetivo comum ao conjunto de estações meteorológicas que definem uma rede; b) estabelecer uma rede de estações com base em critérios científicos entendíveis e partilhados pela ou pelas entidades envolvidas na sua gestão; c) definir os componentes das estações tendo em conta o objetivo subjacente ao estabelecimento da rede; d) escolher o local adequado à instalação de cada uma das estações tendo em conta as regras e os critérios definidos pela WMO de modo a tornar os dados homologáveis e, por consequência, confiáveis; e) organizar a documentação relativa a todas as estações meteorológicas (metadados). f) manter a rede operacional a longo termo (sustentabilidade); g) formar e atualizar, em permanência, os técnicos envolvidos na gestão das redes; h) promover o contacto e o diálogo permanentes com os utentes dos dados recolhidos de modo a estabelecer as formas de divulgação mais adequadas em cada caso e a compromete-los no esforço de vigilância e manutenção sempre necessárias. Foi feito o diagnóstico relativo à situação existente no território de Timor-Leste no que respeita à distribuição das estações meteorológicas pelo território, à sua operacionalidade, ao registo e processamento de dados, ao modelo de boletim agrometeorológico em vigor, às condições de trabalho do corpo técnico encarregado da gestão das estações. Tendo em conta o conceito de gestão proposto, foram feitas, no âmbito de uma consultadoria, recomendações diversas tendo em vista o objetivo de operacionalizar de modo adequado, e com a celeridade possível, toda a rede sob a alçada do Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17857
Type: report
Appears in Collections:GEO - Relatórios

Files in This Item:

File Description SizeFormat
relatório_-_um_conceito_de_gestão_para_as_estações_meteorológicas_de_timor-leste__andrade_josé_alexandre_varanda_.pdf12.82 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois