Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17765
|
Title: | Da Responsabilidade Social ao Empreendedorismo: O Caso do Museu do Marceneiro |
Authors: | Silva, Maria Luísa Jorge, Fátima Moura, Estêvão |
Keywords: | Desenvolvimento Regional Responsabilidade Social Empreendedorismo |
Issue Date: | 1-Oct-2015 |
Publisher: | Edições Sílabo, Lda |
Abstract: | A partir da análise teórica do conceito de empreendedorismo e responsabilidade social (RS), é destacada a relação entre práticas de responsabilidade social que resultem de atitudes empreendedoras e que vão ao encontro da estratégia Alentejo 2015. Pela dinâmica da sua actividade, a empresa estudada – Galerias de Móveis São Francisco, Ld.ª, que integra o Museu do Marceneiro, é criadora de riqueza e emprego.
Abordar as suas práticas de RS e empreendedorismo, à luz da estratégia Alentejo 2015, consistiu para nós compreender o seu enquadramento nos eixos estratégicos de intervenção desenhados. Analisámos por isso de que forma é que as práticas de RS e empreendedorismo podem constituir ferramentas de desenvolvimento regional, acreditando ser essencial uma atitude de cooperação interinstitucional entre Estado, empresas e organizações da sociedadecivil, para uma efectiva promoção da RS das Empresas e do Empreendedorismo.Procurámos conhecer o tipo de estratégia de RS daquela empresa, utilizando o modelo conceptual desenhado pelos autores do estudo RS nas PME – Casos em Portugal (Santos et al., 2006). Concluímos que, alinhada com a estratégia, a RS e o Empreendedorismo podem constituir um forte motor de desenvolvimento regional. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17765 |
ISBN: | 978-972-618-820-9 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | GES - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|