|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17657
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a literatura infantil como contexto para a aprendizagem da matemática |
Authors: | Duro, Ana Cláudia Mendes |
Advisors: | Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | Matemática Aprendizagem da Matemática Literatura infantil Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Mathematics Learning of mathematics Children´s literature Pre-school 1st cycle of basic education |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de estágio traduz a investigação feita ao longo das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, que se realizaram em dois semestres
consecutivos, um deles no contexto de Educação Pré-Escolar e outro no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação foi realizada através do estudo teórico e intervenções desenvolvidas nos contextos referidos, perspetivadas em função da observação das necessidades das crianças/alunos e dos interesses de investigação, tendo como foco as conexões entre literatura infantil e a Matemática.
Os objetivos desta investigação, na qual se perspetiva o conhecimento de uma forma global e não espartilhado em domínios estaques, são compreender como é que a literatura infantil pode contribuir para as aprendizagens matemáticas e, também, de como a Matemática pode contribuir para uma melhor e mais completa relação dos alunos com a literatura. Para tal, explora-se de que modo se pode retirar da literatura
infantil elementos matemáticos, promove-se a utilização de histórias que permitam explorar o domínio da Matemática, proporciona-se diferentes formas de exploração de histórias na vertente matemática e realiza-se atividades matemáticas a partir de histórias infantis.
A investigação apoiou-se na recolha e analise de dados relativos ao trabalho realizado ao nível da literatura infantil como contexto para a aprendizagem da Matemática desenvolvidos nos contextos de, Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados teve como horizonte os objetivos referidos, assim como, os modelos teóricos que sustentaram a referida investigação. Esta investigação permite confirmar que a Matemática não é só uma área restrita, mas sim uma área transversal que quando bem pensada e trabalhada beneficia em todos os aspetos a aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and the 1st Cycle of basic
education: The children's literature as a context for learning mathematics
ABSTRACT:
This internship report reflects the research done over the course units of
Supervised Teaching Practice, held on two consecutive semesters, one of them in the
context of Preschool education and another in the context of 1st cycle of basic education. This research was carried out through theoretical study and interventions
developed in the contexts mentioned, envisioned due to the observation of the needs of
children/students and research interests, focusing on the connections between children’s literature and mathematics.
The objectives of this research, in which prospective knowledge on a global basis
and not restricted to self-contained areas, are to understand how children's literature can
contribute to mathematics learning and also how mathematics can contribute to a better,
more complete relation of students with literature. To this end, we explore how we can
remove from children's literature mathematical elements, promote the use of stories to
exploit the domain of mathematics, provide different forms of exploitation of stories in
the mathematical aspects and carry out mathematical activities from children's stories.
The investigation relied on the collection and analysis of data relating to the work done at the level of children's literature as a context for learning mathematics developed in Preschool and 1st cycle of Basic Education contexts. Data analysis had as its horizon the objectives referred, as well as the theoretical models that supported such research.
This research allows us to confirm that mathematics is not only a restricted area, but a
cross-sectional area when well thought out and worked benefits in all aspects of
mathematics learning in pre-school and 1st cycle of basic education.
This research allows you to confirm that mathematics is not only a restricted area, but a cross-sectional area |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17657 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|