Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17503
|
Title: | As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios) |
Authors: | Fialho, Isabel |
Issue Date: | Mar-2015 |
Citation: | Fialho, I (13 março 2015). As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios). Comunicação oral por convite, apresentada no Seminário Avaliação Externa das Escolas – Conselho Nacional de Educação. Auditório do Conservatório de Música de Coimbra. Coimbra |
Abstract: | Este estudo centrou-se na análise de contraditórios retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avaliadas simultaneamente, nos dois ciclos de avaliação – 1.º ciclo (2006-2011) e 2.º ciclo (2011-2012), nas quatro áreas territoriais da Inspeção Geral de Educação e Ciência (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).Os principais resultados revelam que, em geral, são as escolas/agrupamentos com classificações mais baixas que exercem mais o direito ao contraditório. Os relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento formativo, potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas. Do 1.º para o 2.º ciclo, o número de contraditórios com referências ao impacto e efeitos do relatório na escola aumentou de forma expressiva, não se registando diferenças relevantes entre escolas/agrupamentos com classificações mais baixas e mais elevadas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17503 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|