Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17288

Title: O Conhecimento Didáctico e a Formação Inicial de Professores de Matemática
Authors: Borralho, António
Keywords: Didáctica da Matemática
Formação Inicial de Professores
Reflexão
Prática Pedagógica
Conhecimento Didáctico
Issue Date: 2005
Publisher: Edições Colibri
Citation: Borralho, A. (2005). O Conhecimento Didáctico e a Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação: Temas e Problemas, 1(1), 81-123.
Abstract: O principal objectivo desta investigação foi compreender, a partir do ponto de vista de quem se forma, o significado que dois futuros professores de Matemática atribuem à sua formação inicial e à Didáctica da Matemática em particular, tendo em conta o conhecimento didáctico. Para concretizar a investigação utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa em que se privilegiou uma recolha de dados empíricos com base em entrevistas biográficas, observações de aulas e consulta de uma variedade de documentos. Em relação à formação inicial, os participantes têm a expectativa de aprender a ensinar Matemática baseada numa visão racional e instrumentalista, onde esperavam que lhes fosse apresentado, de forma prescritiva, como ensina. Na opinião dos participantes, a Didáctica da Matemática foi a disciplina da formação inicial que mais proporcionou a ligação teoria-prática e que maior relação teve com o desempenho profissional. Contudo, apresentaram uma visão, eminentemente, prescritiva de como deveria ser a abordagem na disciplina. O estágio pedagógico constituiu, para os participantes, o primeiro contacto com a profissão e foi considerado como um espaço de grande aprendizagem, crescimento pessoal e profissional e, consequentemente, um momento importante de formação. Todos os participantes manifestaram um conhecimento didáctico muito incipiente, mas propõem a existência de prática pedagógica ao longo da licenciatura para melhor permitir o desenvolvimento deste tipo de conhecimento e para melhor proporcionar a ligação entre a teoria e a prática.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17288
ISSN: 1646-2831
Type: bachelorThesis
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dictactica da Matemática-Temas e Problemas1-Borralho.pdf247.78 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois