Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17210

Title: Uma análise exploratória da influência da distância entre a residência familiar e a universidade no desempenho académico
Authors: Costa, Rosalina
Vieira, Carlos
Vieira, Isabel
Editors: Chaleta, Maria Elisa
Keywords: Desempenho académico
Distância geográfica
Transição escolar
Género
Issue Date: 2015
Publisher: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / CIEP - Universidade de Évora
Citation: Costa, Rosalina; Vieira, Carlos, & Vieira, Isabel (2015). “Uma análise exploratória da influência da distância entre a residência familiar e a universidade no desempenho académico”, in Maria Elisa Chaleta [Org.] Actas da III International Conference Learning and Teaching in Higher Education & I Congresso Internacional Ibero-Afro-Americano de Psicologia, Vol. I – Ensino Superior, Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / CIEP - Universidade de Évora: 132-145. (ISBN: 978-989-96656-5-1) url: http://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas
Abstract: A transição do ensino secundário para o ensino superior pode ser problemática para os estudantes. A adaptação a um novo ambiente social, as diferentes abordagens pedagógicas e de aprendizagem, maior autonomia, mas também mais responsabilidade, são geridas de forma diferente por cada indivíduo. Um estudo anterior com alunos da Universidade de Évora sugere que a distância entre a universidade e a residência da família tem, em média, um efeito negativo sobre o desempenho académico, particularmente relevante no caso dos alunos do sexo masculino. No entanto, a evidência empírica sobre as possíveis causas deste efeito é principalmente indireta. Neste estudo, fazemos uma análise exploratória dos determinantes do impacto da distância no desempenho académico. Metodologicamente, apoiamo-nos em dados recolhidos através de um inquérito por questionário, administrado por via electrónica a uma amostra de estudantes de licenciatura. Esperamos contribuir de forma sustentada para o aprofundamento da discussão em torno deste tema, cujos resultados interessam tanto às famílias, como aos serviços universitários de apoio aos estudantes e, em última instância, às autoridades responsáveis pelo planeamento territorial da rede de ensino superior em Portugal.
URI: http://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas
http://hdl.handle.net/10174/17210
ISBN: 978-989-96656-5-1
Type: article
Appears in Collections:ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
InflDistAnciaUniv_LTHE2015_RCosta_et_al2015.pdf409.55 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois