Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17179

Title: Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)
Authors: Fernandes, Domingos
Borralho, António
Barreira, Carlos
Monteiro, Albêne
Catani, Denice
Cunha, Emmanuel
Alves, Maria Palmira
Editors: Fernandes, Domingos
Borralho, António
Barreira, Carlos
Monteiro, Albêne
Catani, Denice
Cunha, Emmanuel
Alves, Maria Palmira
Keywords: Avaliação da Aprendizagem
Avaliação Educacional
Ensino Superior
Aprendizagem
Issue Date: Oct-2014
Publisher: EDUCA
Citation: Fernandes, D., Borralho, A., Barreira, A., Monteiro, A., Catani, D., Cunha, E. & Alves, M P. (Orgs) (2014). Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1). Lisboa: EDUCA.
Abstract: Neste livro, em dois volumes, organizaram-se 21 artigos de investigadores diretamente envolvidos no projeto AVENA (Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas – financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolveu-se entre Abril de 2011 e Outubro de 2014 (Projeto PTDC/CPE-CED/114318/2009)) que partilharam e discutiram resultados referentes a práticas curriculares de docentes e a percepções de estudantes e docentes relativamente a essas mesmas práticas. O leitor terá assim oportunidades para conhecer conclusões e reflexões que, num certo sentido, mostram que algo poderá estar a mudar, embora timidamente, na Pedagogia no/do Ensino Superior. Ainda que, em geral, as práticas e as percepções reveladas pelos participantes fossem consistentes com visões do ensino centradas nos docentes, também foram evidenciadas práticas e percepções em que os estudantes surgiram claramente no centro dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Isto significa, por exemplo, que, em todos os domínios do conhecimento, foi possível identificar e caraterizar ambientes pedagógicos com uma diversidade de dinâmicas de sala de aula em que os estudantes participaram autónoma e ativamente no desenvolvimento das suas aprendizagens. Nesta e noutras questões há uma variedade de conclusões e reflexões que constituem desafios nos planos teórico, metodológico, epistemológico e prático, sugerindo a realização de investigações que possam consolidar e desenvolver o conhecimento já existente no domínio da Pedagogia do/no Ensino Superior. Os restantes cinco artigos são da autoria de investigadoras convidadas, todas com larga experiência na realização de investigações afins e em que, de certo modo, foram apresentadas e discutidas outras áreas ou temas de interesse e, naturalmente, visões que enriquecem a reflexão e a discussão que os artigos deste livro podem suscitar.
URI: 978-989-8272-21-8
EDUCA
http://hdl.handle.net/10174/17179
Type: book
Appears in Collections:PED - Publicações - Livros
CIEP - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro-AVENA-Vol1-2014.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois