|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17028
|
Title: | O desenvolvimento do raciocínio matemático na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
Authors: | Sezões, Vera Canavarro, Ana Paula Teixeira, Ana Paula |
Editors: | Pereira, A Vasconcelos, A Delgado, C Silva, C Botelho, F Pinto, J Duarte, J Rodrigues, M Alves, M |
Keywords: | raciocínio matemático estratégias representações educação pré-escolar 1º ciclo do ensino básico |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | ESE de Setúbal |
Citation: | Sezões, V., & Canavarro, A. P. (2015). O desenvolvimento do raciocínio matemático na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. in A. Pereira, A. Vasconcelos, C. Delgado, C. Silva, F. Botelho, J. Pinto, J. Duarte, M. Rodrigues, M. Alves (Eds.), Entre a teoria, os dados e o conhecimento: Investigar práticas em contexto (pp. 289-306). |
Abstract: | A investigação focada neste texto foi realizada no âmbito do desenvolvimento do raciocínio matemático na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e surgiu no decurso das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora. Esta investigação teve como objetivo compreender como se desenvolve o raciocínio matemático das crianças, procurando para tal responder às seguintes questões: Que aspetos do raciocínio matemático revelam os alunos? Que dificuldades, no que se refere ao raciocínio matemático, evidenciam os alunos? Que estratégias e tipos de representações utilizam os alunos para explicitar o seu raciocínio matemático?
A referida investigação decorreu no segundo semestre de 2012/2013 e no primeiro de 2013/2014 e teve como intuito recolher e analisar dados relativos ao trabalho realizado com vista ao desenvolvimento do raciocínio matemático das crianças nos dois contextos educativos.
Esta investigação permitiu concluir que as crianças nos primeiros anos de escolaridade já conseguem evidenciar um vasto conjunto de aspetos relacionados com o raciocínio matemático como: organizar as suas ideias matemáticas; comunicar e justificar as mesmas; analisar e confrontar as suas ideias com as dos colegas; construir conceitos; dominar a linguagem matemática; estabelecer conexões. Ao mesmo tempo, revelam algumas dificuldades em que as principais são: interpretação e compreensão das tarefas; organização das suas estratégias; comunicação e justificação das suas ideias matemáticas. No entanto, também foi possível concluir que o tipo de estratégias que as crianças utilizaram no desenvolvimento das diversas tarefas variaram de contexto para contexto, tal como o tipo de representação utilizada. Estas conclusões reforçam a ideia de que é possível desenvolver o raciocínio matemático dos alunos desde muito cedo, desde que sejam criadas boas condições através do uso de tarefas problemáticas adequadas e de uma cultura de aula que apele à comunicação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17028 |
ISBN: | 978-989-99447-0-1 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|