Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17024

Title: DESOCULTAR A MATEMÁTICA À NOSSA VOLTA
Authors: Cambeiro, Joana
Canavarro, Ana Paula
Editors: Pereira, A
Vasconcelos, C
Delgado, C
Silva, F
Botelho, F
Pinto, J
Duarte, J
Rodrigues, M
Alves, M
Keywords: Modelação Matemática
Conexões Matemáticas
1º ciclo do ensino Básico
educação pré-escolar
Issue Date: 2015
Publisher: ESE de Setúbal
Citation: Cambeiro, J., & Canavarro, A. P. (2015). Desocultar a Matemática à nossa volta. in A. Pereira, A. Vasconcelos, C. Delgado, C. Silva, F. Botelho, J. Pinto, J. Duarte, M. Rodrigues, M. Alves (Eds.), Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): Investigar práticas em contexto (pp. 151-170). Setúbal: ESE/IPS.
Abstract: Este estudo tem como objetivos compreender como as crianças relacionam a Matemática com o mundo à nossa volta e que conexões identificam, bem como lidam com o ciclo de modelação matemática enquanto recurso para estabelecer relações entre a Matemática e a realidade. O estudo configura-se como uma investigação sobre a própria prática, considerando dois contextos distintos, o de Pré-escolar e o de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foram preparadas e concretizadas experiências de ensino em cada um dos contextos, correspondendo à exploração com os alunos de sequências de tarefas, 11 tarefas em Pré-escolar e 13 em 1.º Ciclo. Ao longo da intervenção foram recolhidos dados diversos como registos escritos, registos fotográficos, entrevistas e diálogos das crianças (através de observação direta). Os dados foram analisados tendo por base o ciclo de modelação matemática (Ferri, 2010). O estudo revela que as crianças demonstram mais interesse por problemas relacionados com a sua realidade do dia-a-dia do que por situações menos familiares. São também estes problemas que resolvem com mais facilidade, percorrendo todo o ciclo de modelação matemática; a sua maior dificuldade reside na última fase deste ciclo, a relativa ao retorno da Matemática à realidade. O estudo mostra também que a resolução de problemas relacionados com a realidade por via da modelação matemática permite às crianças adquirir capacidade de identificar a utilidade da matemática para compreender melhor o mundo à sua volta.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17024
ISBN: 978-989-99447-0-1
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
3_ebook_versao_final_SETUBAL GRAVEMEIJER.pdf4.29 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois