|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17024
|
Title: | DESOCULTAR A MATEMÁTICA À NOSSA VOLTA |
Authors: | Cambeiro, Joana Canavarro, Ana Paula |
Editors: | Pereira, A Vasconcelos, C Delgado, C Silva, F Botelho, F Pinto, J Duarte, J Rodrigues, M Alves, M |
Keywords: | Modelação Matemática Conexões Matemáticas 1º ciclo do ensino Básico educação pré-escolar |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | ESE de Setúbal |
Citation: | Cambeiro, J., & Canavarro, A. P. (2015). Desocultar a Matemática à nossa volta. in A. Pereira, A. Vasconcelos, C. Delgado, C. Silva, F. Botelho, J. Pinto, J. Duarte, M. Rodrigues, M. Alves (Eds.), Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): Investigar práticas em contexto (pp. 151-170). Setúbal: ESE/IPS. |
Abstract: | Este estudo tem como objetivos compreender como as crianças relacionam a Matemática com o mundo à nossa volta e que conexões identificam, bem como lidam com o ciclo de modelação matemática enquanto recurso para estabelecer relações entre a Matemática e a realidade.
O estudo configura-se como uma investigação sobre a própria prática, considerando dois contextos distintos, o de Pré-escolar e o de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foram preparadas e concretizadas experiências de ensino em cada um dos contextos, correspondendo à exploração com os alunos de sequências de tarefas, 11 tarefas em Pré-escolar e 13 em 1.º Ciclo. Ao longo da intervenção foram recolhidos dados diversos como registos escritos, registos fotográficos, entrevistas e diálogos das crianças (através de observação direta). Os dados foram analisados tendo por base o ciclo de modelação matemática (Ferri, 2010).
O estudo revela que as crianças demonstram mais interesse por problemas relacionados com a sua realidade do dia-a-dia do que por situações menos familiares. São também estes problemas que resolvem com mais facilidade, percorrendo todo o ciclo de modelação matemática; a sua maior dificuldade reside na última fase deste ciclo, a relativa ao retorno da Matemática à realidade. O estudo mostra também que a resolução de problemas relacionados com a realidade por via da modelação matemática permite às crianças adquirir capacidade de identificar a utilidade da matemática para compreender melhor o mundo à sua volta. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17024 |
ISBN: | 978-989-99447-0-1 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|