Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16922

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
Authors: Gião, Ana Rita Duarte
Advisors: Marques, Ana Artur
Keywords: Educação de infância
Linguagem oral
Abordagem à escrita
Investigação-ação
Childhood education
Oral language
Approach to writing
Action-research
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, mostrando como promovi a minha ação educativa durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, onde irei explicitar quais as conceções sobre a linguagem oral e escrita, e explicar o desenvolvimento da linguagem oral dos 0 aos 6 anos, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem oral. Irei também abordar os primeiros contactos e descoberta da escrita e, explicar qual o papel do educador de infância enquanto mediador e promotor de aprendizagens. Baseando-me na metodologia de investigação-ação, desenvolvi uma atitude de pesquisa, experiência, análise e reflexão que ao longo da minha prática de ensino supervisionada me possibilitou questionar e melhorar a minha prática educativa e pedagógica; Abstract: “The oral language and approach to writing in the child's learning process” This report falls under the Master’s Degree in Preschool Education, in the course of Supervised Teaching Practice and it aim probe knowledges about the domain’s importance of the oral language and approach to writing in the child’s learning process, showing how I promote and how I meant my educational activities over my internship. I presented the theoretical foundation about the theme, where I will explain which conceptions about the oral language and writing, and also explain the development of the oral language from zero to six years, focusing the development’s steps of the oral language. I also will approach the first contacts and writing’s discovery and explain the role of the kindergarten teacher as mediator e promoter of learning. This report use the action-research methodology, I developed a research attitude, experience, analysis and reflection throughout my supervised teaching practice enabled me question and improve my education and teaching practice.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16922
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório de estágio (final).pdf4.16 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois