Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16864

Title: Avaliação de processos cognitivos em leitura : estudo exploratório a partir da Teoria Pass com alunos do 2º, 4º e 6º anos de escolaridade
Authors: Rosário, Ana Cristina Monteiro Barra Alves do
Advisors: Candeias, Adelinda Araújo
Cruz, Vitor
Keywords: Avaliação psicológica
Processos cognitivos
Teoria PASS
Dificuldades em leitura
Psychological assessment
Cognitive processes
PASS theory
Reading disabilies
Issue Date: Sep-2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A leitura é uma atividade cognitiva complexa que depende de processes cognitivos de diferente natureza, os quais podem ser organizados em processos de nível inferior ou de descodificação e processes de nível superior ou de compreensão. Um dado consistente das investigações realizadas nas últimas décadas é a importância dos processes fonológicos nos primeiros estádios de desenvolvimento da leitura. Por estarem mais proximamente associadas com a leitura, as atividades de processamento fonológico são denominadas processos proximais; mas, existem cada vez mais evidências que outros fatores cognitivos parecem influenciar a eficácia da aprendizagem e uso da leitura, os quais são denominados processos distais, pois são mais gerais (não específicos), mas que estariam subjacentes ao desenvolvimento dos processos proximais. Estes processos, de acordo com o modelo PASS, envolvem a Planificação, a Atenção e os processamentos Simultâneo e Sucessivo. Este estudo procura compreender a relação entre processos cognitivos PASS (avaliados polo Sistema de Avaliação Cognitiva) e a leitura (avaliada pelo Teste de Leitura de Palavras e Pseudopalavras e o Teste de Compreensão da Leitura NARA H) com uma amostra de 91 sujeitos (30 alunos do 2° ano, 30 alunos do 4° ano e 31 alunos do 6° ano). Os resultados obtidos apontam para uma relação estatisticamente significativa entre processos cognitivos PASS e a leitura (quer na componente de descodificação quer na componente de compreensão). Estes processos apresentam ainda uma relação diferenciada com as habilidades de leitura consideradas (velocidade, exatidão e compreensão) em função do nível de escolaridade dos sujeitos. O Sistema de Avaliação Cognitiva revelou-se válido na avaliação dos processos cognitivos PASS c parece apresentar algumas vantagens em relação aos testes mais tradicionais de avaliação do funcionamento cognitivo. /ABSTRACT - Reading is a complex cognitive activity that depends on the adequate functioning of different cognitive processes, which can be organized in processes of inferior level or of decoding and processes of Superior level or of comprehension. Previous investigations and research thoroughly showed the importance of the phonological processes in the first levels of development of reading. Being more closely associated with reading, the activities of phonological processing are called proximal processes; but, there are more and more evidences every day, that other cognitive non-phonologic factors seem to influence learning effectiveness and the use of reading ; since they are more general, these are called distal processes and they underlie the development of proximal processes. These processes, in accordance with PASS theory, involve the Planning, Attention, Simultaneous and Successive processing. This study tries to understand the relation between the cognitive processes of the PASS (assessed by Cognitive Assessment System) and reading (assessed by the words and non-words reading test and the reading comprehension test NARA II) in a sample of 91 subjects (30 for 2”d, 30 for 4"' and 31 for 6'” grade students). The results obtained point to a statistically significant relation between cognitive PASS processes and reading (both in the decoding and in the comprehension components). The four PASS processes also present a differential relation with the considered reading abilities (speed, accuracy and comprehension). The Cognitive Assessment System proved to be valid in cognitive PASS processes assessment and seems to present some advantages when compared to more traditional cognitive skills tests.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16864
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ana Cristina Monteiro Barra Alves do Rosário - Tese de Mestrado - 165 859.pdf16.89 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois