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http://hdl.handle.net/10174/16679
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Title: | Caracterização dos hábitos de E-commerce |
Authors: | Machado, João Filipe de Souta Neiva |
Advisors: | Afonso, Anabela Cristina Cavaco Ferreira Minhoto, Manuel Joaquim Piteira |
Keywords: | E-commerce Consumidor online Análise de correspondências múltiplas Análise discriminante Regressão logística Análise de Clusters E-commerce Online consumer behaviour Multiple correspondence analysis Discriminant analysis Logistic regression Clusters analysis |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O fenómeno do e-commerce tem vindo a crescer em Portugal e jáa faz parte do dia-a-dia dos
portugueses, complementarmente e/ou em alternativa ao comercio tradicional. Por isso, cada vez mais as
empresas procuram compreender as tendências que moldam o comportamento do consumidor online e
podem influenciar as suas praticas de consumo.
Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral caracterizar os hábitos de e-commerce dos
portugueses com 18 ou mais anos. Para o efeito foi elaborado um questionário e recolhida uma amostra
pelo processo de amostragem em bola de neve. No processo de analise de dados, foram utilizadas as
técnicas Analise de Correspondências Multiplas, função de Fisher resultante da Analise Discriminante e
Regressão Logística, também com o objectivo de compreender a coerência entre os resultados e a
complementariedade entre elas.
Participaram no estudo 400 indivíduos, sendo a maioria mulheres (58%), residentes em diversos
distritos de Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 71 anos, tendo a maior parte um grau de
instrução universitária.
Os resultados permitiram concluir quais os produtos e serviços com maior compra/adesão online para
cada um dos sexos, assim como inferir sobre as principais vantagens e desvantagens associadas a compra
online, para ambos os sexos e para compradores e nao compradores. No que diz respeito a perceção de
segurança nas compras online, este estudo revelou que metade dos participantes consideram este modo
de compra seguro, sendo os fatores mais importantes para a percepcão de segurança a credibilidade da
empresa/marca do produto e a variedade de meios de pagamento disponíveis;
Abstract:
CHARACTERIZATION OF E-COMMERCE BEHAVIOR
The phenomenon of e-commerce has been growing in Portugal and is already part of the day to day life
of the Portuguese, complementary and/or alternatively to traditional trade. Therefore, more and more
companies seek to understand the trends shaping the online consumer behavior that can influence their
consumption practices.
In this sense, this study has the general objective to characterize the e-commerce habits of the
Portuguese with 18 or more years. For this purpose, a questionnaire was prepared and a sample was
collected with a snowball sampling process. In the process of data analysis, we used the following
techniques: Multiple Correspondence Analysis, Fisher function resulting from the Discriminant Analysis and
Logistic Regression. This study also has the aim of understanding the consistency between the results and
the complementarity among these techniques.
In this study, participated 400 individuals, the majority being women (58%), resident in several districts
of Portugal, aged between 18 and 71 years, with most having a degree of university education.
The results allowed to know the goods and services with higher purchase/online adherence by gender,
as well as to inference about the main advantages and disadvantages associated with online shopping, for
both sexes and for both buyers and no buyers. With regard to the security perception in online shopping,
this study revealed that half of the participants consider online buying safe, and that the most important
factors for the security perception are the credibility of the company / brand of the product and the variety
of media available payment. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16679 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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