|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16372
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporânea |
Authors: | Alberto, Marta Sofia Rego |
Advisors: | Cristovão, Manuela Charréu, Leonardo |
Keywords: | Educação artística Cultura visual Prática pedagógica Compreensão Arte contemporânea Arts education Visual culture Teaching practice Comprehension Contemporary art |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | No âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais, no 3º ciclo do ensino Básico e
Secundário, surge o desenvolvimento do relatório de estágio onde se procurará executar uma
análise reflexiva de todo o trabalho executado durante a prática de ensino supervisionada
(PES).
Este relatório é composto por um discurso pessoal, que descreverá experiências e
reflexões vividas no âmbito da PES. Em conformidade com o tema que se pretende
desenvolver durante a mesma, tem-se como objectivo, a criação de estratégias pedagógicas
direccionadas para o desenvolvimento, da cultura visual dos alunos, actualizada e focada na
arte nacional e internacional, pretendendo-se assim uma melhor Compreensão da Arte
Contemporânea.
Este relatório visa assim reflectir, experiências vivenciadas durante a PES, abrangendo
também referências dos projectos desenvolvidos no âmbito da prática docente das disciplinas
de Desenho A e de Educação Visual, que comportam uma prática pedagógica curricular,
adaptada, com vista a uma melhor Educação Artística; ABSTRACT: As a part of the Master of Visual Arts Education in the 3rd cycle of primary and
secondary school, this report has been developed, where it will seek to implemented a
reflective analysis of all work performed during the supervised teaching practice (PES).
This report consists of a first person account, describing, experiences lived through the
PES. In the context of the theme to be developed, the aim is to reflect upon new strategies for
teaching methods. These will focus on increase and update of visual culture focus on national
and international art. This report includes the experiences collected during PES, but also
projects that have been developed within the teaching of the discipline of Drawing A, and the
discipline of Visual Education, which both include a practical approach of the curriculum,
adapted so that it can better the students education and improve a better comprehension of
contemporary art. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16372 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|