Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16339
|
Title: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Novos caminhos no ensino das Artes Visuais no século XXI |
Authors: | Matos, Paulo Jorge Fernandes de |
Advisors: | Charréu, Leonardo Ferreira, Tomás Cunha Isabelinho, Domingos |
Keywords: | Política educativa Artes visuais Currículo Formação de professores Educational policy Visual arts Curriculum Teachers training |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório é o resultado de uma análise que procurou compreender o contexto histórico e identificar tendências de mudança nos modelos de ensino para as artes visuais neste início do século XIX. Através da revisão da literatura, estudos, pareceres e reflexões da comunidade científica, quis-se identificar os principais vetores estruturantes que preconizam esse caminho de mudança. Na confrontação desta reflexão teórica com uma prática educativa em contexto de escola e sala de aula, desenvolvida em dois contextos diferentes de ensino básico e secundário, procurou-se introduzir algumas dinâmicas pedagógicas assentes num perfil profissional que incorporasse alguns valores da contemporaneidade do ensino das artes visuais.
Na segunda parte descreve-se toda a prática educativa supervisionada desenvolvida nas escolas de Arraiolos e Estremoz; ABSTRACT: The current report is the result of an analysis, which tried to comprehend the historical context and identify the trends of change in the teaching models for the visual arts, since the beginning of the nineteenth century. Through the review of bibliography, studies, opinions and reflections of the scientific community, it was intended to identify the main structural dikes, which lead the way of change. In the confrontation of the theoretical reflection with an educational practice in the school and classroom context, developed in two different basic and secondary contexts, it was intended to produce some dynamics, based on a professional profile, which incorporates some values of the contemporaneity in teaching of visual arts.
The second part describes the entire educational practice in schools overseen developed Arraiolos and Estremoz. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16339 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|