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http://hdl.handle.net/10174/16313
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Title: | O rio Mira no sistema portuário do litoral alentejano (1851-1918) |
Authors: | Quaresma, António Martins |
Advisors: | Matos, Ana Cardoso de Garcia, João Carlos |
Keywords: | Litoral Alentejano Rio Mira Portos Alentejo Coast Mira river Ports |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O rio Mira no sistema portuário do Litoral Alentejano (1851-1918)
A presente dissertação analisa o rio Mira na sua valia portuária, enquadrado no sistema de portos do Litoral Alentejano (Sudoeste de Portugal), durante o período que decorre entre 1851 e 1918. Sob o pressuposto de que os pequenos portos e a navegação costeira desempenharam um papel essencial, que só recentemente a historiografia passou a valorizar, busca-se neste estudo avaliar a sua real dimensão. A micro análise é a premissa teórica que informa a abordagem histórica do tema, mas não se prescinde do “jogo de escalas” que permite contextualizar e superar o meramente local ou individual. Ela incide sobre a habitual tríptico portuário – perímetro do porto, hinterland e foreland – tendo em consideração os factores económico, técnico, institucional e sociocultural e procurando esclarecer qual o papel e a importância do rio Mira nos quadros regional e nacional, bem como as transformações e as persistências que comportou durante o período estudado; ABSTRACT: This dissertation analyzes the portuary worth of the Mira river embedded in the system of the Alentejo coast ports (Southwest Portugal), during the period between 1851 and 1918. Under the assumption that the small ports and coastal navigation played an essential role, which was only recently valued by historiography, this study seeks to evaluate its real dimension. The micro analysis is the theoretical premise that informs the historical approach to the topic, but it does not do without the “game of scales” that puts into context and exceed the merely local or individual. It focuses on the usual triptych port system – port itself, hinterland and foreland – taking into account economical, technical, institutional and socio-cultural factors and seeking to clarify the role and importance of the Mira river within regional and national outlooks, as well as the transformations and persistences which were included during the period studied. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16313 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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