Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16289
|
Title: | Energia eléctrica fornecida por um painel fotovoltaico: contributo para uma valorização educativa de uma actividade prático-laboratorial do Programa de Física e Química A |
Authors: | Costa, Ângela Maria Rodrigues da |
Advisors: | Valente, Mariana Martins, Anabela |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho apresenta alguns resultados da exploração da atividade do programa da disciplina de Física e Química (FQ A) do l0.° ano de escolaridade, designada “Energia elétrica fornecida por um painel fotovoltaico", na qual se estuda a resposta deste dispositivo face a vários fatores. A implementação da atividade experimental em questão, permite-nos reconhecer nas células fotovoltaicas um recurso didático-pedagógico de grande valor. A sua utilização como recurso pedagógico e a abordagem à física das células fotovoltaicas surge pela primeira vez no programa de FQ A, através desta atividade cuja preparação revela alguma complexidade, considerando-se ser útil fornecer alguns elementos aos professores que a irão implementar. Como resultado do estudo da referida atividade, surgiu a problemática que nos conduziu ao desenvolvimento de uma proposta de valorização, que consiste num trabalho de projeto que visa cumprir as intenções manifestas nas orientações curriculares e designado por “Em pista.ligado ao Sol”. /ABSTRACT - This work shows some results of the exploitation of an experimental activity integrated in the 10th grade Physics Curriculum, called “Electrical energy supplied by a photovoltaic panel”. This experiment was developed with a variable control approach of the main factors affecting the efficiency of that device and stressing the importance of the renewable energies. The implementation of this activity allows us to recognize the photovoltaic cells as a didactic and pedagogical resource of great value. Through this activity, the physics of the photovoltaic cells appears for the first time in the curriculum; however its preparation implies considerable complexity. As a result of this study, some theoretical and practical issues will be provided to the teachers that want to perform it. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16289 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|