Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16287

Title: Competências relacionais e preservação da intimidade no processo de cuidar
Other Titles: Relational skills and preserving patient privacy in the caring process
Authors: Zangão, Otília
Mendes, Felismina
Editors: Zangão, Otília
Mendes, Felismina
Keywords: Educação Baseada em Competências
Estudantes de Enfermagem
Privacidade
Cuidados de Enfermagem
Issue Date: Mar-2015
Publisher: Revista Brasileira de Enfermagem (online)
Citation: Zangão, MO & Mendes, FRP (2015). Relational skills and preserving patient privacy in the caring process. Rev Bras Enferm. 68(2):191-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680202i
Abstract: Objectivo: analisar o desenvolvimento e a mobilização de competências relacionais, centrais no processo de cuidar, pelo estudante de enfermagem ao longo do seu processo de formação. Método: estudo descritivo-correlacional de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída pelos estudantes do curso de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, no litoral de Portugal e os dados foram coletados através do Inventário de Competências Relacionais de Ajuda, já testado. Resultados: os estudantes adquirem gradualmente as competências genéricas, competências de comunicação e competências de contacto, atingindo a média mais alta no último ano do curso, enquanto na subescala competências empáticas os estudantes do 2º ano apresentam um valor médio superior. Conclusão: a idade e o ano do curso são variáveis decisivas na aquisição de competências específicas (empáticas e comunicação) pelos estudantes de enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16287
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
0034-7167-reben-68-02-0191.pdf491.74 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois