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http://hdl.handle.net/10174/16266
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Title: | Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticas |
Authors: | Madeira, Águeda Maria Inácio Caleiras |
Advisors: | Verdasca, José Lopes Cortes |
Keywords: | Modelo organizacional Cultura/mudança organizacional Atitude docente Prática pedagógica Organizational model Organizational culture/change Teaching attitude Educational practice |
Issue Date: | Jul-2007 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo insere-se num campo de investigação cujo enfoque se situa numa unidade organizacional: O Agrupamento Vertical de Escolas. Este modelo organizacional, onde para cada uma das crianças se desenvolverá a escolaridade básica, é a estrutura coerente com essa escolaridade, na perspetiva de construirmos uma equipa educativa coesa com o propósito de acompanhar as crianças as suas dificuldades e transições, de forma que aprendam mais e de um modo mais significativo. A prática pedagógica dos professores do Ensino Básico, com vista à construção do caminho de sucesso de todos os alunos, toma-se mais viável, pelas oportunidades de formação e socialização em contexto de trabalho. Face ao pressuposto referenciado, foi nosso objetivo verificar se esta nova cultura organizacional, introduzida pelo Decreto-Lei n°115-A/98, de 4 de Maio, está a ser consubstanciada nos agrupamentos de escolas, ou se, pelo contrário as mudanças pretendidas ainda se situam ao nível das intenções. De uma forma geral, podemos concluir que os professores concordam com os pressupostos definidos no decreto supracitado, mas quando questionados sobre a situação real vivenciada no seu agrupamento de escolas, os resultados são contraditórios. Em nosso entender, a investigação desenvolvida contribuiu para uma melhor compreensão desta realidade organizacional, mas tendo em conta as implicações desta problemática no todo sistémico da profissão docente, este poderá ser um ponto de partida para investigações futuras./ABSTRACT - The following study appears in an investigation area which consists in na organization’s unit: the Vertical Grouping of Schools. This organizational model, where each child will develop its basic academic studies, is the coherent structure according to that academic level. Its goal is building a strong educational team, with the purpose of accompanying the children in its difficulties and transitions, so they will learn more and better. The educational practice of the First School Base teachers, with the objective of building a way of success for all students, becomes more viable through the opportunities of learning e socialization while on the job. In the face of this, it was our objective to verify if this new culture organization, introduced by Law Decree n. °115-A/98, of 4 of May, is being related to by the Vertical Grouping of Schools, or if; on the other hand, the wanted changes are still in the intention fields. Generally, we can conclude that teachers agree with the assumptions defined in the previously referred decree, but when questioned about the real live situation in their own Vertical Grouping of Schools, the results are contradictory. It is our belief that the investigation developed has contributed to a better understanding of this organizational reality, considering the systemic whole in the teaching profession this could be a starting point for future investigations. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16266 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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