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http://hdl.handle.net/10174/16191
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Title: | Contributos da cultura de escola para o desenvolvimento profissional dos professores: O caso particular de uma escola dos 2ºe 3º ciclos do ensino básico |
Authors: | Roque, Maria Margarida da Silva |
Advisors: | Neto, António José dos Santos |
Keywords: | Desenvolvimento profissional Cultura profissional docente Interacções profissionais Colegialidade Individualidade Professional development Teaching Professional culture Professional interactions Collegiality Autonomy |
Issue Date: | May-2007 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo, de natureza qualitativa e etnográfica, teve como grande objetivo identificar contributos da cultura relacional de escola para o desenvolvimento profissional dos professores. Foram para isso inquiridas nove professoras de uma escola básica dos 2° e 3° ciclos do concelho do Barreiro, através de entrevistas semiestruturadas. Dos discursos das entrevistadas, foi possível inferir o relevo que atribuíam ao papel positivo do órgão de gestão da escola na promoção de uma cultura escolar de apoio ao professor, com particular destaque para as estratégias de acolhimento e para a preocupação com o bem-estar docente. Verificou-se, além disso, que nesta escola tenderão a coexistir dois tipos essenciais de interações entre os professores: interações formais, como reuniões e outros encontros mandatados, e interações informais. Embora se possa admitir a presença na escola de alguns dos tipos de colegialidade apresentados na literatura, os professores pareceram privilegiar a individualidade, em detrimento de um trabalho mais colaborativo. Destaca-se, no entanto, a disponibilidade das inquiridas para a mudança e consequente adopção de práticas inovadoras. /ABSTRACT - The present study, of a qualitative and ethnographic nature, had as its main goal to identify contributions of the scholarly culture, in its relational dimension, for the professional development of the teachers, trough different stages of their professional lives. For that purposed, nine teachers working in a 2nd and 3rd cycles of basic education school were inquired, through half-structuralized interviews. During the analysis of the content of the interviewed speeches, it was possible to infer about the importance of the management board of this school, in particular, the promotion of a proper school culture, based on the acceptance and well-being of the teachers. On the other hand, we confirmed that in these school two essential types of interactions between teachers reign: one the formal interactions, with formal meetings, and another the informal interactions. In terms of collegiality or autonomy of the effectuated analysis, we concluded that it is the individualistic position that prevails; however, we noticed the will and the availability to change this, with the adoption of different and innovated practices. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16191 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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