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http://hdl.handle.net/10174/16122
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Title: | A Internacionalização como Estratégia de Gestão |
Authors: | Sousa, António Marques, Carlos |
Keywords: | Estratégias de internacionalização formas de organização Internacionais teorias comércio internacional globalização benefícios da internacionalização |
Issue Date: | Oct-2015 |
Publisher: | Departamento de Gestão, Escola de Ciências Sociais e Sílabo |
Citation: | Sousa, António e Marques, Carlos (2015) A Internacionalização como Estratégia de Gestão, Capítulo XVII em Introdução à Gestão das Organizações, edições Sílabo, P. 393 a 415. |
Abstract: | A internacionalização da economia e das empresas portuguesas está e vai continuar na agenda do País. Com a crise internacional e a emergência dos desequilíbrios económicos e financeiros nacionais, a internacionalização tornou-se um desígnio estratégico para garantir a competitividade, prosseguir os crescimento económico, promover o emprego e sustentar os rendimentos das famílias e os investimentos das empresas. Neste capítulo damos um contributo para o estudo desse tema numa óptica estratégica de gestão das empresas.
Iniciamos este capítulo com uma introdução à internacionalização e às principais razões que levam as empresas a atacar os mercados externos. Segue-se um ponto dedicado à dinâmica evolutiva do fenómeno da globalização empresarial nas últimas décadas. São indicados vários exemplos de empresas internacionalizadas. O ponto seguinte trata dos fundamentos teóricos do comércio internacional, passando em revista os dois focos de abordagem teórica da internacionalização e respetivos autores: o foco económico e o foco comportamental. O primeiro constituído pelas chamadas teorias clássicas e teorias de imperfeição dos mercados e o segundo constituído pelos designados modelos de internacionalização (incremental e em rede). Segue-se o ponto dedicado às estratégias de internacionalização empresarial e respectivas decisões nucleares, sendo abordadas as grandes questões que norteiam essas decisões: estandardização mundial e/ou adaptação local, exportações e/ou investimento directo estrangeiro, e amplitude da implantação geográfica das actividades no mundo. São depois identificadas, em concreto, as diversas estratégias de internacionalização empresarial possíveis. Finalmente, no último ponto, são explicadas as diversas estruturas organizacionais que as empresas podem assumir ao longo do seu processo de internacionalização. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16122 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | GES - Publicações - Capítulos de Livros
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