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http://hdl.handle.net/10174/16070
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Title: | Características da comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes como preditoras da qualidade das ressonâncias magnéticas num serviço de imagiologia |
Authors: | Leitão, Patrícia Alexandra Damas |
Advisors: | Semedo, Carla Herédia, Vasco |
Keywords: | Ressonância magnética Comunicação Técnicos de radiologia Auxiliares Qualidade do exame MRI Communication Radiology technologists Assistants Quality of the study |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O exame de Ressonância Magnética (RM), pelas suas características, poderá suscitar
alguma ansiedade no doente, pelo que é esperado que os técnicos comuniquem com
este de forma pertinente, clara e esclarecedora, no sentido de melhor o informar e
potenciar a qualidade do exame. Assim, pensa-se que este processo comunicacional
com o doente durante a preparação e no acompanhamento deste durante todo o
processo da RM, tenham algumas lacunas, com potenciais consequências negativas,
quer para o doente quer na qualidade do exame.
O objetivo primordial do estudo foi conhecer e caracterizar o processo de comunicação
técnico-doente.
Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que para além de existirem lacunas na
forma como o processo de comunicação é estabelecido e conduzido verifica-se
também que existe uma prática centrada na técnica e não no doente; “Characteristics of the communication between the professionals of health and
the patients like predictors of the quality of the Magnetic Resonance in a Service of
Imagiology”
Abstract:
Examination of Magnetic Resonance Imaging (MRI), by their nature, may raise some
anxiety in the patient, so it is expected that the radiology technologists communicate
with this relevant, clear and insightful way, in order to better inform and enhance the
quality of the MRI. Thus, it is thought that this communication process with the patient
during the preparation and monitoring this throughout the RM process, have some
gaps, with potential negative consequences for either the patient or the quality of the
examination.
The primary objective of the study was to identify and characterize the process of
technologist-patient communication.
The results allowed us to conclude that in addition there are gaps in how the
communication process is established and led it turns out also that there is a practice
centered on technical and not the patient. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16070 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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