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http://hdl.handle.net/10174/15908
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Title: | A aprendizagem no quotidiano dos indivíduos seniores: o contributo do meio e das instituições |
Authors: | Catronga, Vanessa Cristina Reis |
Advisors: | Nico, Bravo |
Keywords: | Envelhecimento ativo Aprendizagem ao longo da vida Educação de adultos Évora Mourão Active aging Learning lifelong Institutionalization Alentejo Évora Mourão |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta investigação assumiu, como objetivo, a identificação e caraterização das
aprendizagens presentes no quotidiano dos indivíduos idosos, residentes em meio rural e
urbano e em condições de institucionalização ou não.
Tratou-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, onde foi aplicado
um inquérito por entrevista a uma amostra de 16 indivíduos. A entrevista tinha questões
relativas à caracterização dos indivíduos, às atividades que os mesmos desenvolviam e
às aprendizagens concretizadas nessas atividades. Os dados foram tratados através da
análise de conteúdo.
O presente estudo foi realizado na região Alentejo, sendo os concelhos de Évora e
Mourão os selecionados, para realização da mesma.
Este estudo mostrou que existiam algumas diferenças decorrentes dos contextos
de vida dos indivíduos, nomeadamente, no que respeita às instituições de meio urbano
vs meio rural, uma vez que os indivíduos institucionalizados no meio urbano encontram
mais oportunidades de aprendizagens nas atividades que lhe são propostas; "The Learning daily lives of senior individuals : the contribution of the institutions
and the environment "
Abstract:
This reseach assumed as a main goal identify and characterize the learnings on the
seniors nowadays who live on the rural and urban middle and in institutionalized
conditions or not.
Was based on an exploratory study of a qualitative nature, applied on a survey
per interview with a 16 individual as a sample. On the interview were questions related
with the seniors characterization, with their developed activities na with guarantees of
learnings on those activities. The data were treated according the contente analysis.
This study was conducted in the region of Alentejo, and the municipalities of
Évora and Mourão.
The research shows several differences between the contexts used. Those
differences stand on the rural and urban institutions, because urban institutionalized
seniors find more learning opportunities on proposed activities than rural
institutionalized seniors. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15908 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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