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http://hdl.handle.net/10174/15907
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Title: | Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos |
Authors: | Tanganho, Carla Sofia Moleirinho |
Advisors: | Candeias, Adelinda Araújo Grácio, Luísa Fonseca |
Keywords: | Adolescência Inteligência emocional Atitudes face à escola Sucesso escolar Percursos formativos Adolescence Emotional intelligence Attitudes toward school Academic success Formative paths |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo procura compreender a relação entre inteligência emocional (avaliada pelo EQ-i:YV), atitudes face à escola (avaliadas pelo QAFE) e sucesso escolar, tendo incidido sobre uma amostra de 289 adolescentes com diferentes percursos formativos (ensino regular e ensino alternativo). Os resultados apontam para uma relação positiva e estatisticamente significativa entre as três variáveis em estudo. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas na inteligência emocional (IE) e nas atitudes face à escola (AFE) em função de variáveis sociodemográficas e académicas, destacando-se a idade e o percurso formativo dos alunos (com os alunos mais novos e os que frequentam o ensino regular a apresentarem uma perceção de IE mais elevada e AFE mais favoráveis). Fica, assim, evidente a importância da IE em contextos educativos como ingrediente-chave para alcançar sucesso, qualidade de relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar, bem como das AFE enquanto determinantes do desempenho académico dos alunos, na adaptação escolar e no desejo de prosseguir estudos; Emotional Intelligence, Attitudes Toward School and Academic Success:
An exploratory study involving 8th and 9th grade students with different
formative paths
ABSTRACT:
The purpose of this study was to contribute to the understanding of the relationship between
emotional intelligence (assessed by the EQ-i:YV), attitudes toward school (assessed by
QAFE) and academic success, using a sample of 289 adolescent students with different
formative paths (regular education and alternative education programs). The results show a
positive and statistically significant relationship between the three variables. Statistically
significant differences in emotional intelligence (EI) and attitudes toward school (ATS) in
relation to sociodemographic and academic variables were also demonstrated, emphasizing
the role of age and students’ formative path (both younger students and students attending a
regular education program presented higher levels of perceived EI and more positive ATS).
Hence the importance of EI in educational contexts as a key ingredient to achieve success,
good interpersonal relationships, healthiness and well-being, as well as ATS as a
determining factor in students’ academic achievement, school adaptation and the motivation
to pursue further education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15907 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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