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http://hdl.handle.net/10174/15872
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Title: | Importância dos parques zoológicos aquáticos na educação ambiental e na conservação da natureza |
Authors: | Valadas, Paula Cristina Segurado |
Advisors: | Almeida, Pedro Raposo de Canadas, Maria João |
Keywords: | Conservação Parques zoológicos aquáticos Projectos de investigação Educação ambiental Aprendizagem Conservation Public aquariums Research projects Environmental education Learning |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo foi realizado em três aquários públicos portugueses e inclui três objetivos principais: (i) análise da sua participação em projetos de investigação com vista à conservação da natureza; (ii) análise das instalações e da componente educativa dos parques zoológicos aquáticos, na perspetiva da conservação; (iii) avaliação das aprendizagens adquiridas pelos alunos após uma visita a um dos parques zoológicos aquáticos e das variáveis que a influenciam. Concluiu-se que estas instituições colaboram na realização de projetos de investigação com vista à conservação da natureza e que o seu espaço físico e componente educativa transmitem uma mensagem conservacionista. O último capítulo foi realizado somente no Oceanário e permitiu concluir a existência de aprendizagem significativa após a participação no atelier “Planeta Casa”. O ano de escolaridade, a pesquisa na internet sobre vida selvagem, e o contexto grupo foram as variáveis associadas a diferenças significativas de aprendizagem entre os vários grupos de alunos; ABSTRACT: This study was conducted in three Portuguese public aquariums with three aims: 1) analyse the collaboration of these aquariums in research projects regarding conservation; 2) analyse the approach to the conservation theme on the installations and educational programs of the aquariums and 3) evaluation of the conservation related knowledge enhancement of the students after a trip to one of the aquariums and analyse the influence of social variables. It can be concluded that these institutions actively cooperate on research projects regarding conservation and that their installations and educational content are focused on conservation issues. The last chapter of this thesis was conducted only in Lisbon Oceanarium and allowed to conclude the existence of a significant knowledge enhancement towards conservation issues after the participation in the activity “Planeta Casa”. The school year, the amount of internet research about the theme and the group context were the variables significantly associated with the learning differences between the groups of students analysed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15872 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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