|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15840
|
Title: | Concepções e práticas em avaliação do processo ensino e aprendizagem de educandos com deficiência intelectual nas classes comuns dos anos/séries iniciais, no Município de Macapá - AP |
Authors: | Livramento, Solange Pereira do |
Advisors: | Melo, Madalena |
Keywords: | Inclusão Deficiência intelectual Processo ensino e aprendizagem Avaliação Ensino fundamental Inclusion Intellectual disability Teaching and learning process Evaluation Elementary school |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O processo avaliativo da aprendizagem de educandos com Deficiência
Intelectual (DI) tem sido uma das questões de discussões a nível nacional no campo da
educação, pois a atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva (2008) destaca a importância de mudanças no âmbito escolar e nas
práticas pedagógicas, objetivando garantir a participação e a aprendizagem de todos os
alunos. Partindo desses pressupostos, o presente estudo centra-se na problemática da
avaliação do processo de ensino e aprendizagem de alunos com DI, considerando que a
avaliação constitui elemento fundamental para garantir que os princípios inclusivos
sejam efetivados nas escolas. Portanto, objetiva estudar as concepções e práticas
avaliativas entre professores de Classes Comuns do Ensino Regular que atuam nos
anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais em Macapá, no
Estado do Amapá. O processo investigatório, além de realizar uma pesquisa
bibliográfica atualizada, caracterizou-se pela abordagem do problema através da
realização de inquérito por questionário visando obter respostas acerca da problemática
apresentada. Os resultados apontam que existem algumas discordâncias entre as
concepções e as práticas dos professores pesquisados, além de constatar que a maioria
destes, por falta de informações pertinentes, não se sente preparados para realizar a
avaliação da aprendizagem de alunos com a necessidade específica estudada. Para tanto,
constata-se que a formação dos docentes é importantíssima para garantir um processo escolar inclusivo, que possa promover uma aprendizagem significativa, estabelecendose
procedimentos avaliativos pautados num olhar diferenciado para as especificidades
de cada sujeito, no sentido de auxiliar e interferir no processo de desenvolvimento
educacional deste, visando garantir um processo de avaliação verdadeiramente
inclusivo; ABSTRACT: The evaluation process of students learning with Intellectual Disability (ID) has
been an issue of discussion at national level in the field of education, since the current
National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008)
highlights the importance of changes in the school and in teaching practices, aiming to
ensure the participation and learning of all students. Based on these assumptions, this
study focuses on the problem of evaluation of teaching and learning of students with ID,
whereas evaluation is essential for ensuring that the principles of inclusion in schools to
take effect. Therefore, aims at studying the concepts and evaluation practices among
teachers of classes of regular schools that operate in the year / early grades of
elementary school, in municipal schools in Macapa in Amapa state. The investigative
process, and perform a literature search to date, characterized by the approach of the
problem by conducting questionnaire survey to obtain answers on the issues presented.
The results show that there are some discrepancies between the conceptions and
practices of the teachers surveyed, and found that most of these, for lack of relevant
information, do not feel prepared to carry out the assessment of student learning to the
specific study. To this end, it appears that teacher training is important to ensure an
inclusive educational process that promotes meaningful learning, establishing
evaluation procedures guided in a different look to the specifics of each subject in order
to assist and interfere in the development process of the student, and thus aimed at
ensuring a truly inclusive process of assessment; ABSTRACT: |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15840 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|