|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15811
|
Title: | Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunos |
Authors: | Barros, Margarida de Jesus Espada Brás da Silva Ramos e |
Advisors: | Teixeira, Dora Maria Fonseca Martins Ginja |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Neste relatório de atividade profissional encontra-se descrita a experiência e as competências
profissionais que a autora obteve durante a sua formação académica e também ao longo
da sua carreira profissional enquanto professora de disciplinas da área da Química(e da
Física). Desde o ano letivo de 1996/1997 até ao presente, desempenhou continuamente
as suas funções em várias escolas e lecionou diferentes disciplinas a alunos do 3.o Ciclo
do Ensino Básico, a alunos do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia, a
alunos de Cursos Profissionais e ainda a alunos de Cursos Tecnológicos.
O tema escolhido para desenvolver foi Influência das aulas práticas laboratoriais e
teórico-práticas na aprendizagem dos alunos. No âmbito deste tema, a autora expõe a
sua opinião, enquadrando-a e fundamentando-a com dados obtidos durante a sua formação
académica/profissional e também através da pesquisa efetuada e da sua experiência
enquanto docente. Assim, é defendida a ideia de que as aulas práticas e as aulas
teórico-práticas, ou seja, aquelas aulas nas quais o aluno tem uma maior intervenção
direta, contribuem mais para a realização efetiva das suas aprendizagens do que as aulas
de carácter mais expositivo.
Deste relatório consta ainda um Curriculum Vitae bastante detalhado, no qual estão nomeados os cargos e as funções que a autora desempenhou ao longo dos dezasseis anos
da sua carreira, assim como as atividades desenvolvidas no âmbito dessas mesmas funções.
Além das funções docentes, durante o seu percurso profissional a autora também assumiu
funções como Delegada de Grupo Disciplinar, Diretora de Turma, Secretária de Conselho
de Turma, Instrutora de um Procedimento Disciplinar, Coordenadora de Diretores de
Turma do Ensino Secundário, membro do Secretariado de Exames Nacionais e membro
da equipa de Corretores dos Exames Nacionais.
Durante o período sobre o qual incide este relatório, a autora realizou vários cursos e ações
de formação, especialmente na área das Novas Tecnologias aplicadas ao ensino e na área do ensino da Química e da Física, tendo também frequentado outros eventos, tais como
seminários e conferências, nos quais se debateram questões relacionadas com a educação.
Participou ainda, como co-coordenadora, num projeto no âmbito do Programa Comenius,
o qual envolveu alunos e professores de sete escolas de outros tantos países europeus, e
numa mobilidade individual no âmbito do mesmo programa, com o intuito de frequentar
uma formação na área do e-Learning na Universitá La Sapienza, em Roma. No final deste relatório encontram-se listadas outras competências que a autora foi
adquirindo ao longo do tempo e que são relevantes para o seu desempenho profissional,
nomeadamente no âmbito das novas tecnologias e no conhecimento de línguas estrangeiras.
Encontram-se também mencionadas as associações e os grupos aos quais pertence,
relacionados com a sua atividade profissional; ABSTRACT: This report of professional activity is a description of the experience and of the competences
that it’s author has obtained during her academic formation and also during her professional
career as a teacher of subjects related to Chemistry and Physics. Since the school year of
1996/1997 until the present she has continuously performed her job, teaching in several
di↵erent schools and teaching various subjects to students of the 7th-12th grades and also
to students of vocational and technological courses.
The theme chosen to develop was the Influence of laboratory and theoretical-practical
classes on students’ learning. The author expresses her opinion, sustaining it with the
data obtained, not only during her academic/professional formation but also with her
research and her experience as a teacher. So, she defends that those classes where the
students participate more directly, and not just listen to the teacher, are more e↵ective to
their learning. On this report there is also a much detailed Curriculum Vitae where all the
positions and also the work and activities done by the author during this last sixteen years
are listed. During this period, besides being a teacher, she has also performed her job as a
Responsible for the Disciplinary Group (Delegada de Grupo Disciplinar ), Class Manager
(Diretora de Turma), Secretary of the Class Council (Secret´aria de Conselho de Turma),
Instructor of a Disciplinary Procedure(Instrutora de um Procedimento Disciplinar ),
Coordinator of the Class Managers for the Secondary Teaching (Coordenadora de Diretores
de Turma do Ensino Secund´ario), member of the National Exams Secretariat (Secretariado
de Exames Nacionais) and member of the team of National Exams Graders (Corretores
dos Exames Nacionais). During the period covered by this report the author has attended
several courses, especially courses related with teaching in general, with teaching Chemistry
and Physics and with New Technologies applied to education. She also attended to
seminars and to conferences, where discussions were taken around education and it’s issues.
From 2010 to 2012 she participated, as co-coordinator, in a project of the Comenius
Program aimed at students and teachers from seven di↵erent schools of seven European
countries. Last July she did an individual mobility, also from the Comenius Program, to
attend a course in e-Learning at the Universit´a La Sapienza, in Rome. At the end of this report there is a list of other competences that the author has gained
throughout her life and career, especially those related to the use of New Technologies
and with the knowledge of foreign languages, which somehow contribute to a better
performance as a teacher. The groups and associations to which the author belongs,
and that are relevant to her job, are also displayed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15811 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|