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http://hdl.handle.net/10174/15693
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Title: | Modelos de diagnóstico sobre preferências de inovação |
Authors: | Ribeiro, Gonçalo Madeira |
Advisors: | Sarkar, Soumodip |
Keywords: | Inovação Criatividade Preferências Perfis Estilos de inovação Pensamento criativo Climas Equipas Innovation Creativity Preferences Profiles Styles of innovation Creative thinking Climates Teams |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Numa economia global em que é patente a importância da Inovação, pretende-se com este
estudo dentro dessa temática, analisar se a preferência de criatividade/inovação que um
colaborador tem, influencia directamente a concretização da inovação na sua empresa.
Através de uma revisão bibliográfica foram analisados comparados vários modelos, seus
principais conceitos de diagnóstico. Foi seleccionado o modelo de William Miller,
“Innovation Styles Profile” no que diz respeito à preferência de inovação. No que diz
respeito à caracterização da empresa no âmbito da inovação, foi seleccionado o
questionário de Soumodip Sarkar.
Utilizou-se a metodologia de estudo de caso, foram efectuados os questionários e
recolhidos os dados primários de 45 empresas, e 190 colaboradores. Utilizaram-se 1.023
dados secundários, para se obter uma amostra Nacional de Preferências de Inovação.
Conclui-se que as empresas consideram muito importante o investimento em novas ideias e
produtos novos, de forma a manterem-se competitivas. Que na amostra seleccionada existe
uma oposição das preferências de Inovação entre os Estilos Visionários e
Experimentadores. Que no âmbito dos resultados acumulados Nacionais o estilo dominante
foi o Modificador; ABSTRACT: In a global economy where it is evident the importance of innovation, the aim of this study
was within this theme, consider the preference of creativity and innovation that an
employee has, directly influences the achievement of innovation in his company.
Through a literature review, we analyzed and compared various models, their main
concepts of diagnosis. It was selected the model of William Miller, "Innovation Styles
Profile" regarding to the preference for innovation. Regarding the characterization of the
company in innovation, the questionnaire, selected was from Soumodip Sarkar.
We used the methodology of case study; the questionnaires were made and collected the
primary data from 45 companies and 190 employees. We used 1023 data side, to obtain a
sample of National Preferences Innovation.
It´s concluded that the companies consider it very important, the investment in new ideas
and new products in order to remain competitive. In the sample selected there is an
opposition between the preferences of Innovation Styles, Visionaries and Experimenters. In
the National sample the dominant style was the Modifier. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15693 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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